Uso do chá de picão contra icterícia

Desde que me formei sempre declarei que o chá de picão não possuía nenhum efeito sobre a icterícia do bebê recém nascido . É assim que aprendemos na faculdade.

Mas a cultura popular sempre foi forte ao afirmar de que esta erva tem ação efetiva , não só contra a icterícia , mas também para tratamento de outras doenças .

Em 2010 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma regulamentação para o uso de plantas medicinais, com o objetivo de popularizar a prática. A medida, que faz parte da RDC 10, busca esclarecer quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos.

Na publicação , temos a indicação do picão para tratamento da icterícia :

Extraído de http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B26836-1-0%5D.PDF

O que é picão preto ?

O picão-preto, planta cujo nome científico é Bidens pilosa é tradicionalmente utilizada pela cultura popular para tratar icterícia, doença comum em recém-nascidos, provocada por elevação de bilirrubinas no sangue , deixando a pele e a parte branca dos olhos amareladas.

A erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. São vários estudos publicados com testes in vivo , ou seja , em animais , que indicam uma ação benéfica em vários órgãos , inclusive antibacteriana.

Funciona mesmo ?

…” Conforme demonstrado, a espécie Bidens pilosa apresenta diversas atividades farmacológicas, que podem ser atribuídas aos diversos compostos secundários presentes na espécie, porém mais estudos são necessários para caracterizar sua eficácia e segurança de uso, especialmente através estudos clínicos, já que estes ainda não foram feitos”… ( MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Bidens pilosa (Picão – preto) – Ministério de Saúde /Brasília 2015).

Na icterícia neonatal , o mecanismo de ação do picão não está completamente elucidado . Li sobre o assunto , procurando exaustivamente e a única ação que encontrei foi a de melhora da função hepática em testes com animais .

Como se usa ?

Não há segurança comprovada do seu uso por via oral em recém nascidos . A indicação segue somente quanto ao banho :

Trecho extraído de https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Bidens.pdf

Pode fazer mal?

Pelos estudos do reunidos na monografia do Ministério da Saúde , não há toxicidade ou indício de que seja uma substância irritante quando aplicada na pele .

Mas atenção ! A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria segue com o banho de sol e avaliações com o pediatra . Somente ele é capaz de determinar qual o tratamento deve ser realizado .

Icterícia em recém nascido é uma doença que requer acompanhamento médico .

Fica a dica .

37 comentários

  1. BOM DIA, FUNCIONA SIM! BANHO DE PICÃO VEM DE MUITOS ANOS ATRAS E NINGUÉM FALECIA POR ISSO, BASTA VOCÊ SABER USAR. JÁ FOI DITO QUE É SOMENTE O BANHO QUE PODE SER FEITO NO RECÉM NASCIDO. AGORA AS PESSOAS PREFEREM DEIXAR O BEBE NO BANHO DE LUZ EM MATERNIDADES COM RISCO DE DOENÇAS E INFECÇÕES DO QUE IR NO MÉTODO NATURAL. PARABÉNS DRA.

    Curtir

  2. Um texto como este poderia ser mais estudado ou analisado , antes de ser publicado , visto que hoje em dia a grande maioria da população não tem tempo ou a devida leitura afunda sobre o assunto em questão , então a publicação ou a forma que é exposta , é muita exposição do que realmente informação , com isso a tornando como se fosse uma cura para tal , devemos ter cuidado com esses tipos de publicações.

    Curtir

  3. Em um texto influencer desses, deveria ter as atencoes e os cuidados basicos. Informacao incompleta pode custar a vida de um inocente. Antes de usar o picao, deve se checar a procedência. A prefeitura passa veneno nas ruas, datas e se o terreno for em uma decida, vale lembrar q a água da chuva leva esse veneno. O cordão umbilical ainda está aberto. Conheço 2 casos de óbitos um envenenamento, outro por infecçao. Mais vale vc dar um banho de sol de 3 min próximo do meio dia.

    Curtir

  4. Sempre defendi, e acreditei tanto é que em 2002 quando fiz pos em neonatologia na UniABC meu trabalho de conclusão de curso foi sobre tirar a “bindes pilosa” do empírico e trazer para mundo científico naquela época todos me chamaram de louca , como era do interior do estado o pessoal da capital nunca tinha ouvido falar , mas olha aí 17 anos após 🙏🏻🙏🏻

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olha isso nao funciona assim….minha filha nasceu prematura de 35 semanas e teve ictericia grave. Ele nasceu com os niveis de bilirrubina desestabilizados e o organismo nao conseguiu normalizar e os niveis aumentaram muito rápidamente. SE ELA NAO TIVESSE SIDO HOSPITALIZADA E PASSADO 4 DIAS NO BANHO DE LUZ NEMAO ESTARIA VIVA OU PODERIA ATE ESTAR MAS COM SEQUELAS GRAVISSIMAS.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s