Por que o Pelargonium sidoides faz tanto sucesso nos grupos de WhatsApp?

Pelargonium sidoides é uma planta medicinal da África do Sul. O extrato líquido das suas raízes é o principal componente do medicamento Umckan, distribuído no Brasil pelos Laboratórios FQM, Altana e do Kaloba distribuído pelo laboratório Nycomed .

Os fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas doenças . O Pelargonium tem ação antibacteriana, expectorante, e estimula o sistema imunológico .

Por estas ações , tem se tornado o queridinho de muitas mães na esperança de prevenir gripes resfriados e outras infecções respiratórias. Mas funciona?

Para que serve ?

Indicado no tratamento dos sintomas de infecções agudas e crônicas : infecções do trato respiratório e da região do ouvido-nariz-garganta. Quadros de tosse secretiva , resfriados e gripes apresentam melhora após o quarto dia de uso , com remissão dos sintomas até o sétimo dia .

A duração média do tratamento é de 5 a 7 dias e não deve exceder 3 semanas. Não funciona como tratamento preventivo !

Como usar ?

As gotas devem ser ingeridas com algum líquido, meia hora antes das refeições. Após o desaparecimento dos sintomas,recomenda-se a continuação do tratamento por alguns dias para evitar recorrência da doença. Pode ser utilizado como tratamento coadjuvante , com uso concomitante a xaropes e antibióticos.

Efeitos colaterais : são raros . Podem ocorrer náuseas , vômitos e diarréia .

Atenção : sempre consulte um pediatra antes de fazer uso de qualquer medicação . Não use por conta própria .

Funciona?

Estudos indicam que a substância tem efeito sobre os quadros respiratórios , mas não funciona para prevenir novos episódios . Para isto , existem outras opções no mercado : polivitaminicos com zinco e magnésio , medicação com probiótico e lisado bacteriano .

Por se tratar de uma medicação natural , muitos pais tem indicado o remédio em grupos de WhatsApp para prevenção e tratamento de quadros gripais e até do coronavírus .O objetivo do post é informar. A automedicação não é uma boa opção em crianças .

Doenças na infância apresentam características muito semelhantes e somente um pediatra pode distinguir um quadro gripal de uma pneumonia ou até de uma infecção por coronavírus .

Não faça “teste” no seu filho .

Fica a dica.