7 Mitos e verdades sobre recém -nascidos

São tantas opiniões que tem muita mãe que acaba ficando perdida . É meia no pé, agasalhar muito , colocar ou não para arrotar que no final ninguém se entende , não é mesmo ?

Vamos ver os principais mitos e verdades sobre o recém-nascido :

1. Bebês sentem mais frio que adultos, por isso precisam ser superagasalhados.

MITO . Muitos pais agasalham em excesso o bebê, mas essa prática deve ser evitada. O recém-nascido sente um pouquinho mais de frio do que o adulto , mas não é uma diferença tão grande assim. Alguns sinais podem te ajudar a identificar se o bebê está com frio : as temperaturas das mãos, pés e nariz – se estiverem gelados, significa que a criança está com frio .

2. Bebê tem que ficar com meia no pé para não ficar doente .

MITO. Não sei de onde veio essa , mas não tem fundamento algum . No calor você pode sim deixá-lo mais a vontade , inclusive , sem meias .

3. O bebê precisa arrotar cada vez que mamar.

MITO. Se o bebê não arrotar depois de mamar, não se desespere. O arroto só ocorre quando a criança engole ar enquanto suga o leite materno — o que nem sempre acontece. No entanto, se o bebê toma mamadeira ou tem refluxo, é importante que ele seja segurado por alguns minutos na posição vertical (em pé), antes de ser colocado no berço. Os famosos “tapinhas nas costas” não são necessários para estimular a reação.

4. O bebê deve dormir de lado para não sufocar.

MITO. Segundo as especialistas, a posição correta para o bebê dormir é de barriga para cima e só com a cabecinha na lateral. Elas recomendam o travesseiro antirrefluxo — que tem furos. Ele evita o sufocamento caso o bebê vire o rosto durante a noite. Uma outra medida é evitar bichos de pelúcia e cobertores e protetores no berço do bebê .

5.O seu leite é fraco e não sustenta o bebê . Por isso ele não larga o peito .

MITO. Não existe “leite fraco”. A maior parte das mulheres é capaz de produzir o leite em quantidade e qualidade suficientes. No entanto, durante a amamentação, é importante posicionar corretamente o bebê de modo que ele consiga abocanhar totalmente o bico do peito, para estimular a produção constante do alimento.

6. Precisa limpar a boquinha do bebê depois de mamar.

MITO. Usar gaze com bicarbonato ou mel rosado não são indicados para limpeza da boca . Aliás , a manipulação da boca do bebê pode levar ao sapinho decorrente do uso de objetos contaminados .

7. O bebê vai acordar durante a noite para mamar.

VERDADE. Nos três primeiros meses de vida, isso acontece frequentemente — no mínimo três vezes por noite. Isso porque o estômago da criança é proporcional ao seu tamanho, o que fará com que ela sinta fome com mais frequência. Às vezes, o bebê pode querer se alimentar até mesmo de hora em hora, ou a cada duas horas. A medida que ele for crescendo, as mamadas acontecem com intervalo de três horas. Lembre-se : a mamada é de livre demanda , ou seja , quando o bebê quiser .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s