Como fazer inalação da forma correta

Com o tempo mudando é muito comum as crianças começarem a tossir e o primeiro remédio que vem à mente é a inalação .Feita só com soro fisiológico ou com medicação , é um santo remédio para gripes e resfriados , principalmente porque o efeito é imediato e custa bem menos do que um xarope . Mas será que você está fazendo tudo certinho ?

Se o seu filho é daqueles que chora só de ver o aparelho , fique tranquila que tem jeito sim de diminuir o medo do pequeno . Vou dar uma série de dicas para tirar esse trauma da inalação e facilitar a sua vida . Vamos lá!

Os erros mais comuns

Uma inalação feita incorretamente perderá o efeito desejado , mas nem sempre o pediatra explica como fazer . Vamos melhorar a técnica :

• Compre o aparelho correto

Existem dois tipos de inaladores, o inalador convencional (pneumático ou ar comprimido), este que funciona com uma bomba de ar com acionamento elétrico , e o inalador ultrassônico funciona gerando uma névoa através de oscilações de um transdutor piezoelétrico.

Algumas medicações não podem ser feitas pelos aparelhos ultrassônicos, como os corticóides .

• Faça conforme o médico prescreveu

Muitos pais tem medo das medicações feitas no inalador : batedeira , tremores , convulsão , desmaios são alguns dos sintomas mais temidos . As medicações usadas na inalação são seguras . O risco e as complicações acontecem ao fazer com a dose errada ( reduzir o número de gotas por medo de reação ) ou por conta própria ( dose igual a do irmão ou do primo).

• Limpeza do aparelho

Um inalador não higienizado pode esconder um grande problema : bactérias . O ideal é não compartilhar o uso com adultos e fazer a limpeza 2 a 3 vezes na semana . Use 1 colher de água sanitária para 1 litro de água de deixe imerso todo o circuito ( máscara , potinho e tubo) por cerca de 20 a 30 minutos e deixe secar em ar ambiente .

A cada inalação , lave com sabão neutro todas as partes removíveis do aparelho.

• Faça inalação até parar de sair a ” fumacinha”

Um erro comum é contar o tempo . Alguns pais contam 10 ou 15 minutos e encerram a inalação , mas isto é errado , pois depende do aparelho que você tem. Faça sempre a nebulização com máscara , até acabar de sair o vapor de água , a “fumaçinha”, ok?

• Só use medicação inalatória

Não use álcool , medicação para tosse ( como aquelas gotinhas de Bisolvon ou Mucolitic ) , de nariz ou água mineral ( sempre use soro fisiológico ) no copinho do aparelho de inalação .

Para fazer efeito , a medicação tem que ser fabricada para ser usada no aparelho .

Tá difícil fazer? Veja as 5 dicas

1. Deixe a criança brincar

Quando a criança está com tosse ou o nariz congestionado , ela não irá permitir que algum objeto chegue perto do rosto , pois isso traz um sensação de ” sufocamento”. A sensação provocada pela máscara , num primeiro momento , é de perda de ar e instintivamente ela irá tentar retirar tudo próximo ao nariz .

Mas se ela estiver habituada com o aparelho , tudo isso ficará mais fácil .Naqueles momentos em que ela não está doente , é muito bom ela poder manipular a máscara , o tubo e ligar o aparelho . Assim ela acostuma com o barulho e fica mais fácil de fazer quando precisar .

2. Torne o inalador divertido

São diversos modelos , que dá até para escolher . Mas se o seu for aquele tradicional , que tal brincar de mergulhador ? Em casa funcionou .

3. Aproveite o soninho …

Tem que fazer e não deu tempo para ela se acostumar ? Faça enquanto seu filho estiver dormindo . Mas mantenha a máscara o mais próximo possível , para evitar que a medicação na forma de aerossol se disperse .

4. Não adianta colocar o pirulito !

Tempos atrás circulou um vídeo de uma método para fazer inalação sem choro : colocar um pirulito dentro do aparelho . Isso mesmo , mas já adianto que não funciona.

Extraído da internet

Quando nós comemos , a “porta” que dá acesso a respiração fica fechada e quando respiramos a “porta” leva comida se fecha . Isso funciona para evitar que a gente engasgue . Quando usamos o pirulito no aparelho de inalação , o tempo em que a porta da respiração fica aberta é menor, o tubo que leva a medicação na forma de aerossol fica parcialmente fechado e com isso a quantidade de medicação que iria para o pulmão fica reduzida .

5. Compre inalador com mangueira

Parece fútil mas não é. Em crianças a mangueira ou traqueia facilita muito na inalação , pois dá uma mobilidade maior , já que a maioria das crianças gosta de fazer a inalação deitada e não sentada.

Gostou? Espero que sim. Fica a dica.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s