Meu filho tem asma : ele tem mais chance de pegar o coronavírus?

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) informa que pacientes com asma não são mais propensos a adquirir a infecção por coronavírus, porém são mais propensos a desenvolver complicações, se infectados.

Os sintomas leves, como febre, coriza e tosse seca não devem causar preocupação. O problema é que, em alguns casos, o vírus provoca infecção no pulmão, levando a uma reação inflamatória que, para algumas pessoas com a saúde debilitada, pode ser fatal.

Por isso a OMS ( Organização Mundial de Saúde) inclue a ASMA dentro do grupo de maior risco de complicações .

Por que quem tem asma está no grupo de risco?

As infecções virais , como a provocada pelo coronavírus , aumentam a inflamação brônquica e alérgica causando danos às estruturas respiratórias, epitélio e endotélio em um pulmão já comprometido .

Devo parar a bombinha ?

Não . É muito importante que os pacientes asmáticos realizem corretamento seu tratamento de base para manter um bom controle da asma. A adesão ao tratamento é fundamental para dimunuir os riscos de complicações.

Caso compareça ao pronto-socorro e/ou qualquer outro centro de saúde com sintomas de asma (tosse, chiado no peito, sensação de dificuldade em respirar), leve seu próprio inalador, espaçador e máscara para inalação, para utiliza-los individualmente, se for necessário e evitar contaminação pelo novo vírus .

Como saber se a falta de ar é sintoma de asma ou de coronavírus?

O sintoma mais grave do coronavírus é a falta de ar. Isso pode causar confusão em pacientes com asma, que geralmente sentem falta de ar durante uma crise. Nesses casos, é preciso observar outros sintomas associados (no caso da covid-19, é comum haver febre e tosse seca) e tentar lembrar se as crises anteriores foram semelhantes. Se os sintomas forem diferentes e o paciente estiver em dúvida, é melhor buscar ajuda médica.

A notícia boa é que as crianças, no geral, apresentam quadros leves, que mais parecem ser os de uma gripe comum. Claro que a atenção e os cuidados, nos asmáticos , precisam e devem ser redobrados.