Os dias mais frios chegaram e parece não ter roupa e cobertor suficientes para esquentar , não é mesmo ? Os pijamas mais grossos saíram do armário e ainda assim, naquela visita que você faz ao quarto do seu filho durante a noite, o encontra todo descoberto e com as mãos geladas. Como aquecer as crianças ?
Fazer uso do aquecedor parece uma boa ideia , mas em excesso, o aparelho pode prejudicar a saúde do seu filho e de toda a família.
Como usar o aquecedor ?
Os aquecedores diminuem a umidade do ar e isso faz com que as vias aéreas fiquem também mais ressecadas e não cumpram corretamente seu papel de filtrar o ar que inspiramos. Dessa maneira, o número de infecções respiratórias pode aumentar e existir a piora de quadros de tosse ou congestão nasal .
Prefira aparelhos com aquecedor e umidificador , como os climatizadores .Vale lembrar que não é para transformar o quarto do bebê em um “forninho” e sim usá-lo de maneira consciente. Ao transportar a criança para outros ambientes da casa, menos aquecidos, irão causar grande choque para os pequenos e isso faz mal à saúde dos pequenos .
Usar durante o banho ou algumas horinhas antes de dormir são boas opções de uso adequado do aquecedor .
E o aquecedor elétrico ?
É o tipo de aquecedor mais comum no mercado, principalmente pelo fato de ter um custo menor e ser portátil. Seu funcionamento se dá através de uma resistência que aquece e transmite seu calor para o ambiente. Costuma aquecer mais rapidamente que outros tipos de aquecedores, porém, o calor não é uniformemente dissipado, permanecendo concentrado próximo à resistência.
Mantenha longe de cortinas, ou de lugares com água (pias, tanques, chuveiros, máquina de lavar). Jamais ligue outros aparelhos na mesma tomada do aquecedor, pois isso pode causar sobrecarga e estragar os aparelhos ou provocar incêndio.
Cuidado com aquecedor a gás !
O aquecedor a gás funciona com gás natural ou gás GLP, o popular gás de cozinha. Essa combustão, quando não ocorre completamente, produz o monóxido de carbono (CO), que é expelido por uma chaminé ou tubulação que leva o gás para fora da residência, de forma que seja dispersado no ar.
Se por algum motivo esse gás se acumular no interior da casa ou do quarto , por uma tubulação quebrada ou interrompida por exemplo , as pessoas podem se intoxicar com o monóxido de carbono .
Uma vez inalado, o gás é absorvido pelos pulmões e atinge a corrente sanguínea. Sua ação mais perigosa ocorre na interação com a hemoglobina, proteína responsável por transportar o oxigênio para todos os tecidos do nosso corpo. Sem oxigênio, o organismo começa a sofrer asfixia. Tontura, vertigem, náusea e confusão mental são os primeiros sintomas da exposição .
Quanto mais tempo exposto e maior a concentração da substância no organismo, maior o risco de complicações graves.
Cuidado ! Fica a dica .