Para uma boa máscara caseira , o Ministério da Saúde divulgou algumas dicas :
• Ter pelo menos duas camadas de pano;
• Ser feita com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos;
Se for de TNT, deve ser descartada após o uso. Se for de outro tecido, pode ser lavada e reaproveitada.
• Ser bem higienizada;
• Ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca;
• Ser feita na medida correta – cobrindo totalmente a boca e nariz e bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
• A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
Para colocá-la no rosto, lave as mãos e tente manuseá-las apenas pelas alças, evitando tocar na máscara. Se precisar encostar, para ajustar ao nariz e a boca, faça isso apenas uma vez, com as mãos higienizadas. Após colocar no rosto, não encoste mais na máscara até retirá-la.
Use a máscara por o máximo de quatro horas, ou se ficar úmida.
Como lavar?
Com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual.Se ficar úmida, tem que ser trocada.
Para armazená-las, coloque-as dentro de um saco plástico, sempre manuseando-a com as mãos higienizadas. O saco não deve tocado em sua parte interna, devendo ser higienizado na parte externa.
Especialistas alertam para que não se abandone o isolamento social, para quem pode ficar em casa, e os cuidados com a higiene.
Mas a recomendação era NÃO usar …
Embora a Organização de Saúde (OMS) tenha reiterado na última terça-feira que é desnecessário o uso indiscriminado de máscaras por pessoas que não querem se infectar, pois gera falsa sensação de segurança, o ministro da saúde do Brasil incentiva a população a fazer suas próprias máscaras de pano que, segundo ele, “funcionam muito bem como barreira” e afirmou que “agora é lutar com as armas que a gente tem”.
Mas não adianta usar no queixo !!!
Fica a dica