Desde os anos 1930 o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, é usado no tratamento de doenças respiratórias e tem muito pediatra prescrevendo até hoje .
Mas sinto informar que toda vitamina C que o seu filho toma NÃO previne nenhum tipo de gripe e resfriado .
Mas doutora , todo mundo toma vitamina C!
Segundo dados do IQWIG (Institute for Quality and Efficiency in Health Care),2 em média uma criança fica resfriada de 6 a 10 vezes por ano. Já um adulto, de 2 a 4 vezes. Nesse contexto, um remédio de baixo custo e fácil acesso que fosse capaz de evitar essas doenças seria mesmo muito bem-vindo , não é mesmo ?
Mas saiba que, apesar de fazer muito bem para a saúde, o nutriente presente em alimentos como limão, laranja, acerola e brócolis não é eficiente para acabar com seus espirros. Pois é, até hoje, não há estudos científicos bem conduzidos que comprovem que a vitamina C cura doenças causadas por vírus, como a gripe.
Design by Freepik
Em 31 de janeiro de 2013, o Cochrane publicou em sua biblioteca virtual uma revisão de vários artigos científicos que avaliavam a eficácia da vitamina C na redução da incidência, duração e gravidade de gripes e resfriados.
Ao final dessa revisão, a conclusão dos autores foi que na prática, a administração da vitamina C não teve nenhum efeito consistente sobre a incidência de gripes e resfriados na população em geral.
Isso é científico ! Não é minha opinião pessoal .
Mas o meu filho não come bem , mesmo assim ele não precisa ?

Em relação à necessidade de ingestão diária, um bebê de 6 a 12 meses precisa de 50 mg de vitamina C por dia, quantidade que pode ser obtida por meio do leite materno. Já as crianças que têm entre 1 e 3 anos precisam de 15 mg da vitamina por dia e aquelas entre 4 e 8 anos devem receber cerca de 25 mg diariamente.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostram, inclusive, que a média de consumo de vitamina C pelo brasileiro é adequada.
As frutas cítricas (como a laranja) e as vermelhas (como o morango) são algumas das melhores fontes de vitamina C. Apenas ¼ de uma goiaba possui 114,1 mg do nutriente e 4 gomos de laranja tem 42,90 mg. Outros alimentos, como tomate, acerola, brócolis e mamão formosa também são ricos nessa vitamina.
Então , não há necessidade nenhuma em suplementar algo que já está na alimentação !O consumo da fruta é sempre melhor do que a suplementação, pois o alimento vem com muitos outros componentes que também auxiliam na saúde.
E se eu quiser dar mesmo assim?
A vitamina C é hidrossolúvel, por isso, se for ingerida além do recomendado, seu excesso será excretado na urina, sem efeitos tóxicos para a saúde, como ressaltaram os pesquisadores.
Algumas pessoas se preocupam com a formação de cálculos renais, mas os pesquisadores foram unânimes ao informar que não há evidências que comprovem que o alto consumo de vitamina C contribua para isso –exceto em pessoas com histórico da doença.