Antibiótico não cura gripe e nem resfriado

Febre, dor de cabeça, congestão, nariz entupido, dores pelo corpo, cansaço, espirros e tosse seca ou com secreção são os sintomas mais comuns nesta época do ano. Crianças ou adultos, quase ninguém escapa dos resfriados ou da gripe , não é mesmo ?

Assim que o mal-estar começa, a maioria das mães busca um medicamento para aliviar os sintomas de desconforto. E muitas correm atrás das últimas receitas em busca de um xarope anteriormente prescrito pelo pediatra, que já conhecem e que, de preferência, deu certo e funcionou bem. Principalmente em tempos de coronavírus , aonde a grande maioria tem medo de procurar atendimento médico .

Mas e quando tudo isso demora para melhorar ?

A tosse noturna atrapalha o sono das crianças e e de quebra , dos pais . Fica todo mundo mal humorado por tantas noites maldormidas e ainda temos que aguentar os familiares ( tias , avós e até vizinhos ) dizendo que a gripe está “mal curada” ou que há “algo” a mais e que deve ser investigado.

Pais ficam aflitos com a tosse das crianças. A secreção nasal pode ficar amarela ou até mesmo mais esverdeada , malcheirosa … será sinal de sinusite ? Cheirinho na garganta … será sinal de amigdalite ?

Por tudo isso, muitas pessoas querem tomar um antibiótico para “curar mais rápido” e encurtar o tempo de tosse e congestão.

Antibiótico para sarar mais rápido da gripe ?

Vamos entender : a gripe é causada por vírus. Os antibióticos são específicos para bactérias. As gripes não são causadas por bactérias. Por isso, o antibiótico não funciona para a gripe.

Mesmo quando a secreção nasal fica amarelada ? Sim! Resfriados são provocados por vírus, que não respondem aos antibióticos, e antibióticos podem causar efeitos colaterais, especialmente diarreia , dor abdominal e principalmente a infecção de repetição .

Quem toma muito antibiótico não fica com o dente estragado , mas com muito mais infecção !

Para descobrir se os antibióticos funcionam para o resfriado comum, procuramos por estudos científicos que compararam dois grupos de pessoas: um grupo que recebeu um antibiótico e outro que recebeu uma medicação que parecia semelhante mas não continha nenhum antibiótico (placebo).

Os resultados sugerem que os antibióticos NÃO funcionam nem para o resfriado comum nem para a rinite aguda purulenta, e que muitas pessoas têm efeitos colaterais devido ao uso dos antibióticos.

Mas sinusite e pneumonia não podem vir de uma gripe malcuidada?

A grande questão é que a gripe pode “ abrir as portas” para uma infecção bacteriana secundária, como uma sinusite, por exemplo. Neste caso, a congestão é tanta que a secreção se acumula nos seios da face e se contamina secundariamente com bactérias. Aí, então, os antibióticos podem ser prescritos. Mas quem deve avaliar se há mesmo necessidade é o médico.

Devemos lembrar que a resistência aos antibióticos é um problema muito sério e muito grave nos dias de hoje. O uso de antibióticos deve estar restrito aos casos que realmente necessitam, de acordo com os protocolos clínicos e universais de atendimento.

Para cada situação há indicação de um tipo diferente de antibiótico. Por isso é que só o médico pode indicar e as receitas são especiais e controladas.

Gripe não se trata com antibiótico. O médico que evita utilizá-los não está sendo ” chato” . Observar a evolução da criança e evitar ao máximo o uso de medicação desnecessária é uma boa prática médica . Isso é zelo e cuidado com o pequeno paciente .

O que eu faço então ?

Para a gripe, o melhor é tentar preveni-la. A lavagem frequente das mãos, deixar os ambientes ventilados , a limpeza diária do nariz com soluções fisiológicas (duas vezes ao dia, pelo menos), a umidificação do ambiente e, claro, o trio mais importante: comer saudável, atividade física e dormir bem, são essenciais para se tentar evitar uma gripe.

A vacina é excelente e das mais eficazes e seguras formas de prevenção.

Previna-se contra a gripe. Esta é a melhor conduta. O antibiótico não é a solução. Seu uso indiscriminado é que pode, sim, ser um grande problema.