Leite em pó deixa a criança ressecada ?

Muitas mães referem que após iniciar o uso de fórmulas lácteas , como NAN , Aptamil ou leite integral “Ninho”, seus filhos ficaram “ressecados” . Será que isso realmente acontece ?

Não ! O uso de leite em pó ou de fórmulas não leva a criança a constipação intestinal . Ao contrário, o leite pode contribuir para quadro de diarréia, principalmente nas crianças intolerantes à lactose .

Mas meu filho não consegue fazer cocô…

O bebê que faz uso de fórmula pode ter problemas ao evacuar devido ao erro na diluição do leite . É muito comum a mãe oferecer o leite mais concentrado do que a recomendação do fabricante .

Outro erro recorrente é a falta de ingestão de água . A fórmula tem uma osmolaridade muito maior em relação ao leite materno, e por isso há a necessidade de oferecer água nos intervalos das mamadas aos bebês em aleitamento artificial .

Lembrando que a água deve ser filtrada e fervida sempre, principalmente para recém nascidos.

Qual a quantidade de água necessária?

De um modo geral , duas mamadeiras de água são o suficiente. Mas lembre-se que a necessidade varia com o clima e a temperatura .

Um bom parâmetro para saber se seu bebê está bem hidratado é o número de vezes que ele faz xixi! O xixi está clarinho? São mais de 6 vezes durante o dia? Se sim , ele está bem hidratado. Se a urina estiver muito amarelada e com cheiro forte, ofereça mais água para ele.

E o leite Ninho ?

Para os maiores as recomendações são as mesmas : cuidado ao diluir o leite em pó e ofereça muita água e uma dieta equilibrada com frutas e verduras .

Se você seguir a orientação da lata de leite irá sentir o leite um pouco “aguado” para o seu paladar , não é mesmo ? Mas não é raro a mãe dar aquela “encorpada” no leite , colocando mais colheres de leite do que a recomendação ou pior , acrescentando farinhas e achocolatados . Esse é o principal motivo das crianças evoluírem com dificuldade em evacuar após os 2 anos de idade.

Associado ao fato de que , uma criança que toma muita mamadeira tem baixa ingestão alimentar – come pouca fruta e verdura e dificilmente toma água . Por isso surge a associação entre mamadeira e ressecamento !

O que fazer ?

Não adianta oferecer mamão e suquinho de laranja se o seu filho mama muito ou come muito macarrão e arroz , por exemplo . Faça uma mudança de cardápio e aumente a quantidade de fibras na alimentação .

Alimentos laxantes:

• As frutas devem ser ingeridas com o bagaço ou casca, sempre que possível. Dê preferência para: laranja, mexerica, mamão, banana nanica, ameixa preta, abacaxi, abacate, acerola, uva, abacaxi;

• Vegetais folhosos (preferência para crus): alface, repolho, acelga, almeirão, rúcula, escarola e outras;

• Leguminosas: além do feijão , temos outras opções saborosas como ervilha, lentilha, grão-de-bico ;

• Cereais: acrescente farelo de trigo, aveia, farelo de aveia, linhaça, chia – pode ser em forma de grão ou farinha, preferencialmente para oferta de fibras que seja em forma de farinha;

• É aconselhável que se faça uso de alimentos integrais, como arroz, pães, torradas e biscoitos;

• Legumes (de preferência com a casca): tomate, berinjela, beterraba, pepino, entre muitos outros;

• Utilize alho, cebola, ervas naturais e azeite, limão para temperar saladas para torná-las mais saborosas.

Alimentos que devem ser evitados:

• Maçã, Banana Maçã, Goiaba;

• Massas;

• Farinhas refinadas em excesso (trigo) : retire bolachas , pães e bolos do cardápio e ofereça eventualmente ;

• Cereais refinados em excesso (creme de arroz, amido de milho, polvilho) , ou seja , não use Mucilon ou Farinha láctea , Sucrilhos ou Maisena .

• Farinha de mandioca, batata.

• Excesso de refrigerante : para melhorar o consumo de guia .

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s