Estou com coronavírus ?

Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil se intensificando às vésperas do inverno, aumentaram as dúvidas sobre os sintomas da doença covid-19, que, na maioria dos casos, são semelhantes aos de uma gripe comum.

Fique ciente de que a covid-19 é um tipo de gripe, então ela tem muitos sintomas em comum com os outros tipos de vírus .

Entre os sintomas apresentados pelos pacientes, os mais comuns são a febre (cerca de 88% dos casos), a tosse seca (quase 68%) e a fadiga (38%). A dificuldade de respirar aconteceu em quase 19% dos pacientes, enquanto sintomas como dor de garganta e dor de cabeça atingiram cerca de 13%. Já a diarreia foi um sintoma de apenas 4% das pessoas com o novo coronavírus.

As características mais marcantes da Covid são a falta de ar e a ausência de olfato e paladar .

Em crianças foram relatados sintomas que incluem erupções cutâneas , inchaço , relatos de dores abdominais e diarreia , além de febre persistente. A nova doença, chamada Síndrome Multissistêmica Inflamatória Infantil, foi estudada em 58 crianças internadas em oito hospitais da Inglaterra. Tem características muito semelhantes a Síndrome de Kawasaki , doença que acomete pequenos pacientes por volta de 4 anos de idade .

De acordo com o estudo, a maioria das crianças com sinais de infecção também tinha anticorpos para o vírus, o que sugere que a síndrome ocorre após a Covid-19 – provavelmente devido a uma reação exagerada do sistema imunológico.

O estudo aponta ainda que a nova síndrome parece afeta as crianças mais velhas, com uma idade média de nove anos.

Mas a grande maioria da população infantil não desenvolve sintomas característicos e a evolução tende a ser benigna .

Tem exame para fazer ?

Design by Freepik

Após a consulta médica , para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames que são realizados em laboratórios de confiança, hospitais ou na rede pública de saúde.

Atualmente, os exames mais comuns para a detecção da COVID-19 são o PCR e a Sorologia. O primeiro  é o exame que confirma a presença do vírus usando um pedaço do código genético , através da coleta de material da garganta e do nariz com um cotonete . Ele detecta a presença do vírus em média até o 10º dia de sintomas.

o segundo exame mostra se houve contato com o vírus, pois mede a resposta imune , o chamado teste rápido . São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos sendo aconselhado para pacientes com sintomas a partir do sétimo dia, tempo que leva para os anticorpos começarem a ser produzidos.

Realizado através de uma gotinha de sangue , o exame fica pronto em 10 minutos , mas apresenta um alto número de “falsos negativos ” – resultado negativo em pessoa com a doença .

Acho que estou com covid , o que eu faço ?

Design by Freepik

Em casos leves , sem falta de ar , você deve permanecer em casa . Antitérmico ou xaropes podem ser administrados , mas o ideal é manter uma boa hidratação e repouso , evitando fazer uso de medicações para não dificultar o diagnóstico.

Como assim, não vou fazer e dar nada ?

Infelizmente não há até o momento nenhum tratamento específico para a Covid . Por isso a prevenção é essencial . Fazer uso de medicações divulgadas pelas redes sociais , como ivermectina , nitazoxanida ou cloroquina , não tem eficácia comprovada .

Antibiótico mata bactéria e não tem ação sobre vírus !

Criança com febre deve ser mantida em casa , sendo medicada com antitérmico e se necessário , encaminhada ao consultório ou a unidade básica de saúde próxima a sua casa .

Em casos graves , com falta de ar ou importante queda do estado geral , deve ser encaminhado ao Pronto atendimento .