Doença da tireoide em crianças

A tireóide é uma glândula endócrina , localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Em formato de borboleta, a tireoide desempenha funções vitais no organismo: além de controlar o metabolismo, ela produz hormônios essenciais (o T3 e o T4) para que tecidos e órgãos funcionem adequadamente e na velocidade certa. Nos pequenos, ela é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento cerebral.

Porém, às vezes, ela pode passar a funcionar mais lentamente ou de forma acelerada – quando a velocidade cai, dá-se o nome de hipotireoidismo; quando sobe, trata-se do hipertireoidismo.

Engana-se quem pensa que as disfunções na tireoide são problemas só de gente grande. É verdade que elas acometem mais os adultos, mas as crianças também podem sofrer com as doenças tireoidianas.

A falta ou o excesso dos hormônios tireoidianos (o T3 e o T4) prejudica o desenvolvimento do corpo e pode levar a problemas neurológicos e dificuldade de aprendizado. Aliás, acertar os níveis dessas substâncias logo nos primeiros meses de vida é a única forma prevenível de debilidade mental.

Design by Freepik

É relativamente fácil realizar o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito (quando a criança já nasce com o distúrbio): o teste do pezinho, obrigatório em todo o país desde os anos 1980, flagra a doença nos primeiros dias de vida.

Por isso é tão importante que as mães não deixem de pegar o resultado do teste do pezinho na UBS .

Já o hipertireoidismo é bem mais raro na infância e sua detecção depende dos sintomas que o bebê apresentar. Porém, se a mãe já possui alguma doença na tireoide, o cuidado deve ser redobrado.

Design by Freepik

Hipertireoidismo :

Quando a tireoide produz hormônios além da conta, todas as funções do corpo e os processos metabólicos trabalham mais rápido do que o normal. Como consequência, o pequeno apresenta falta de concentração, irritabilidade, diarreia e mãos trêmulas e dificuldade em ganhar peso .

Essa disfunção é mais rara: atinge 1 em cada 1 milhão de crianças menores de 4 anos de idade.

Hipotireoidismo :

Crianças cuja tireoide produz pouco hormônio e que não recebem diagnóstico e tratamento precoces podem ter prejuízos no processo de aprendizagem e no crescimento de ossos e dentes. Os sintomas mais comuns são cansaço e sonolência constantes, constipação e problemas na alimentação, como dificuldade de deglutição.

O que fazer ?

Procurar um endocrinopediatra para diagnosticar causa e a partir daí iniciar o tratamento . Cada caso é único .

A criança deverá ter acompanhamento pelo resto da vida, ajustando apenas a dosagem, de acordo com a idade e a necessidade da criança.