7 dicas para acabar com o soluço do seu filho

O soluço é provocado por uma contração do diafragma, um músculo que fica embaixo dos pulmões e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento do canal da respiração e das cordas vocais, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico (“hic”).

Apesar de incômodas e desagradáveis, as crises de soluço costumam ser passageiras e autolimitadas. Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada por comer muito e muito rápido, pelo consumo de bebidas com gás ou pela deglutição de ar , através da ingestão de bebidas gaseificadas , por exemplo .

Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não atua adequadamente sobre o diafragma.

Como fazer isso passar ?

Não existe consenso sobre o melhor jeito de acabar com soluços. Como a maior parte dos ataques de soluço dura apenas alguns minutos, é grande o número de tratamentos caseiros e “mandingas”. É muito difícil avaliar se tudo isso realmente funciona , mas como não fazem mal , vale a pena tentá-las no início da crise:

• Prenda a respiração por alguns segundos para aumentar a quantidade de gás carbônico no sangue e, assim, estimular o diafragma a contrair;

• Respire repetidamente dentro de um saco de papel;

• Chupe gelo, uma fatia de limão, beba água gelada, faça gargarejos com água, mastigue pão ou coma uma porção de açúcar cristal para estimular o nervo vago (que vai da garganta até o trato gastrointestinal) a enviar sinais para o diafragma;

• Coce o céu da boca com um cotonete de algodão;

• Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

• Desvie a atenção para outra coisa : podem te ajudar fazendo muitas perguntas para deixar de pensar que está com soluço, ou repetir frases como essa: ?Soluço tenho, soluço terei. Se eu passar para o meu pai e se ele não quiser, que me devolva outra vez?

• Beber água tampando os ouvidos, não deve beber depressa, mas pouco a pouco. Com isso, aumenta a pressão intratorácica. Dizem que é milagroso. 

No caso dos bebês , é oferecer uma nova mamada , que o soluço passa .

Todavia, procure o médico se as crises durarem mais de 24 horas, principalmente se interferirem com o sono. Soluço crônico usualmente requer acompanhamento neurológico.

Nos casos de soluço persistente, a preocupação deve voltar-se para  a identificação e tratamento das causas. Para tanto, existem diversos tipos de medicamentos que ajudam a debelar as crises.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s