7 Remédios que não devem ser usados para menores de 1 ano

Nimesulida , lisador e alguns xaropes não podem ser utilizados em crianças menores de 1 ano e principalmente em bebês menores de 3 meses. Sim, eu sei , seu pediatra te passou essa medicação , mas infelizmente algumas delas não fazem bem à saúde . Veja o porquê:

1) Nimesulida

A nimesulida é um medicamento usado para combater a dor (analgésico) e inflamações (anti-inflamatório).Os laboratórios que produzem o medicamento contraindicam o uso da medicação antes dos 12 anos de idade devido a alguns casos graves de reação adversa .

Alguns desses efeitos são problemas no estômago, nos rins, no fígado e alteração da coagulação do sangue. Quanto menor a criança , maior a intensidade dos efeitos adversos.

Existem opções de anti-inflamatório mais seguro para os menores de 2 anos e por isso , a nimesulida NÃO deve ser prescrita.

2) Lisador

Este ano foi publicado um estudo que proíbe o uso de bebês menores de 3 meses devido a sonolência intensa e ao aumento do risco em desenvolver leucemia linfócitica .

É importante lembrar que o organismo deles ainda está em desenvolvimento. Portanto devemos prestar atenção à classe medicamentosa, pois não são todas as que podem ser administradas com crianças. Opções de analgésicos e antitérmico mais indicada seria o paracetamol .

Alguns pediatras prescrevem para cólicas , com intuito da sonolência melhorar a qualidade de vida da mãe , mas pode levar a redução de peso por aumentar o intervalo das mamadas.

3) Xarope para tosse

Existe uma grande variedade de medicações para gripe e tosse. Carbocisteina ( Mucolitic) é um deles . Muito usado , apresenta indicação para crianças maiores de 2 anos .

Segundo a Academia Americana de Pediatria, medicamentos para gripe ou resfriados não podem ser oferecidos às crianças com menos de três anos de idade. Estudo afirmam que esses medicamentos não aliviam os sintomas e podem causar efeitos colaterais. Os medicamentos antigripais na maioria das vezes são vasoconstritores e podem ocasionar quadros de palpitação, sudorese e problemas de pressão.

4) Descongestionante nasal

Nunca ! O uso de descongestionante nasal pode levar a alterações na frequência cardíaca e até a morte. Alguns médicos fazem uso desta medicação diluída em soro fisiológico , para lavagem nasal ou inalação , mas não é raro ocorrer sérias complicações .

5) Aspirina

Até uns anos atrás, quando uma criança tinha febre, os pais iam logo dando AAS infantil. Esse medicamento contém o ácido acetil salicílico e o que muita gente no sabe é que esse fármaco causa uma intoxicação muito grave em crianças que estejam com infecção viral , chamada de síndrome de Reye.

6) Antidiarreicos

Diarreia é sinal de algo não vai bem no nosso corpo. Como a diarreia é uma reação do organismo, não se deve tentar impedir esse processo e sim observar para que o bebê não fique desidratado. Uso restrito a adultos .

7) Melatonina

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. A substância começa a ser produzida quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir.

Medicação vendida livremente nos Estados Unidos para induzir o sono em crianças , tem comercialização através da internet e inadvertidamente muitos pais acabam utilizando sem conhecer os riscos .Não existem estudos suficientes que comprovem que essa prática é segura.

Fica a dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s