Novidades na limpeza contra o coronavírus

Já ouviu falar que a luz ultravioleta inativa o coronavírus ?

Equipamentos tecnológicos com luzes UV-C são a nova aposta da indústria para o combate ao novo coronavírus. Especialistas indicam que os aparelhos auxiliam na descontaminação de superfícies, ambientes, produtos e embalagens.

A radiação ultravioleta é uma forma de radiação eletromagnética assim como a luz visível ou os raios-x. Ela é dividida em raios UV-A, UV-B e UV-C, sendo esse último o mais agressivo para a vida. Essa forma inativa microrganismos como bactérias e vírus. No caso do novo coronavírus, os raios ultravioleta agem dissociando moléculas e as informações genéticas do vírus, em uma ação que elimina a capacidade de infectar seres humanos.

É importante salientar que não existe só um “tipo” de raio ultravioleta. Há três tipos semelhantes, mas variam na capacidade de penetração e comprimento de onda.

Dessas, o UV-C é considerado germicida, ou seja, capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies, ar e ambientes. Essa tecnologia é usada há mais de um século para esterilização de hospitais, aviões, escritórios, fábricas e água – onde seu uso começou.

A principal contribuição do UV-C está na descontaminação de superfícies como o chão, a mesa ou até mesmo um pacote. Em hospitais, é possível usar rodos e outros dispositivos para processos de limpeza do chão, paredes, mesas e outras superfícies.

Essa tecnologia é conhecida e estudada desde 1908. Tudo o que estiver ao alcance da luz é esterilizado.

A Signify e os Laboratórios Nacionais de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston, nos EUA, realizaram pesquisas recentes que validam a eficácia das fontes de luz UV-C (ultravioleta) na inativação do SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19.

De acordo com as pesquisas,  uma dose de 25 segundos elimina 99,9% dos germes e vírus .

Pensando nisso , para proteção dos meus pacientes , meu consultório está utilizando esta tecnologia de ponta para evitar o contágio dos pequenos pacientes . Isso mesmo , aqui tudinho fica limpinho entre uma consulta e outra , com uso da luz UV-C .

Assim , você é eu ficamos seguros durante a consulta ! Até os brinquedos já poderão estar de volta para distrair as crianças durante todo o procedimento .

Atenção !

O ultravioleta é agressivo a qualquer célula viva, e isso não exclui as células que formam a pele. Uma exposição sem filtros e cuidados ao UV-C pode gerar queimaduras na pele e danos graves à saúde, sobretudo aos olhos.

Por isso , não pode ser usado para esterilização de mãos ou outras partes do corpo .

Fotos : Design by Freepik

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s