Queilite angular , já ouviu falar ?

Ninguém imagina que sorrir pode ser uma experiência dolorosa, mas pode, se você tiver queilite angular. Ganhei essa experiência esta semana e te garanto que não é nada agradável .

Essa inflamação começa com ressecamento, vermelhidão ou rachadura na pele em um ou nos dois cantos da boca. A pele sensível pode até fissurar e sangrar se o paciente abrir muito a boca, tornando desconfortável comer, beber e conversar.

Esse problema pode ser causado por vários fatores, desde uma infecção fúngica ou deficiência de vitaminas a um simples ressecamento dos lábios.

O uso de máscaras também é um das principais causas , devido a retenção de umidade no local e acúmulo de saliva , de natureza ácida , a provocar a feridinha no canto da boca .

Em crianças , quando presente , devemos destacar a deficiência de vitaminas , por uma alimentação pobre em frutas e verduras , como a principal causa . Deficiência imunológica , com infecções de repetição também pode levar a queilite .

O que fazer ?

A primeira parte do tratamento é tentar eliminar ou corrigir problemas que estejam propiciando o seu aparecimento. Em muitos casos a simples melhora na alimentação ou uso de polivitaminicos já resolvem.

Se não houver infecção bacteriana ou fúngica, pomadas hidratantes e anti-inflamatórias, como óxido de zinco (presente no Hipoglós) ou Omcilon A Orabase são úteis. Se houver infecção por fungos, pomadas com cotrimazol, nistatina ou miconazol podem ser usadas.

Em alguns casos, é necessário medicações no local da lesão, recomendado ao paciente que evite alimentos e bebidas ácidas .

Fica a dica .