A anemia é frequente na infância.Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) , em países em desenvolvimento mais de 50% das crianças menores de 4 anos apresentam deficiência de ferro.
Mais comum entre crianças de 9 meses a 2 anos de idade, pode levar a sintomas como falta de apetite , palidez , sonolência excessiva .A causa mais comum é a anemia por falta de ferro .
A infância é uma época em que se faz a introdução da dieta da família .Muitas vezes essa fase de transição não é “bem aceita” pela criança, simplesmente porque é uma questão de aprendizado, e os pais, por inexperiência ou falta de orientação adequada, interpretam como a criança não gostando dos novos alimentos e deixam de insistir na oferta de alimentos saudáveis justamente numa fase da vida em que eles são tão essenciais.Oferecer alimentos saudáveis nem sempre é fácil.
Quais são os tipos de anemia?
Anemia ferropriva
Causada por uma concentração baixa de ferro nas hemoglobinas é a anemia mais comum na infância . Geralmente, a condição é desencadeada pela baixa ingesta de alimentos que possuem ferro como ovos, carne vermelha ou vegetais de coloração verde escura como o espinafre, além de leguminosas como o feijão e a soja.
Muitas crianças apresentam deficiência de ferro mesmo com uma boa alimentação. O que pode estar ocorrendo é a ingestão de leite e derivados após as refeições : um almoço rico em ferro será aniquilado se logo após a criança for alimentada com leite , materno ou não . O leite bloqueia a absorção de ferro!
O tratamento indicado para esse tipo de anemia é a reposição do ferro sob orientação médica.
Anemia megaloblástica
Este tipo da doença pode ser acarretada pela deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, devido a carência da ingestão de alimentos ricos nessas duas substâncias como carnes, ovos, leite e seus derivados, leguminosas como lentilha e feijão-preto, além de vegetais de cor verde escuro, como o espinafre. Comum em dietas restritivas e vegetarianas.
As formas mais comuns de tratamento são, além da reeducação nutricional, a administração de medicamentos para repor os níveis de ácido fólico e da vitamina B12.
Anemia falciforme
Assim como as anemias hemolíticas, a falciforme também é hereditária. Os exames capazes de identificar a condição são o teste do pezinho e a eletroforese de hemoglobina.
Traço falciforme não é doença! Trata-se somente de uma condição genética que irá determinar se a próxima geração terá ou não chance de filhos com a doença. Exemplo : pessoa com traço falciforme casada com outra pessoa também traço falciforme tem 25% de chance de filho com anemia falciforme.
Mas anemia vira leucemia?
Não. Anemia não vira leucemia . Leucemia é um câncer que afeta a produção de várias células no sangue , inclusive das células vermelhas .O que acontece é que um dos primeiros sinais da leucemia é a anemia , mas nesta doença , todas as células sanguíneas estarão afetadas e ao exame , a criança apresentará mais sinais .
Quais alimentos devo dar ou não para evitar ou tratar de anemia?
A anemia pode ser evitada desde o nascimento. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses supre a necessidade de ferro do bebê, porque o mineral presente no leite da mãe é bem aproveitado pelo organismo. Se você não puder amamentar, peça ao pediatra que receite uma fórmula – todas têm um aporte extra de ferro. O erro é dar à criança leite de vaca integral nos primeiros anos, porque ele é pobre no mineral.
Depois da introdução de alimentos sólidos, ofereça ao seu filho carne vermelha, caldo de feijão e verduras escuras, como brócolis e rúcula. Essas são ótimas fontes de ferro! Uma dica é combinar tudo com vitamina C, que facilita a absorção do nutriente pelo organismo. Pode ser uma fruta ou um suco de morango, laranja, mexerica . Mas sirva na hora, porque a vitamina se perde rapidamente em contato com o oxigênio e a temperatura ambiente.
O leite de vaca consumido em excesso não dá anemia . O que ocorre nestes casos é que o leite bloqueia a absorção de ferro se ingerido logo após as refeições , como almoço e jantar. Uma dieta rica em leite também geralmente tem poucos nutrientes : uma criança que mama muito , come pouco e com baixa qualidade .
Fica a dica.