Penteados e bonés levam a queda de cabelo em crianças

Será que a queda de cabelo do meu filho é normal ou devo me preocupar?

A queda de cabelo normalmente não é um sinal de alarme, pois pode acontecer de forma completamente natural, especialmente durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno. Nestas épocas, o cabelo cai com mais porque a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue e isso pode aumentar a queda de cabelo. No entanto, essa queda deve diminuir em épocas do ano mais quentes, como primavera e verão.

Os especialistas afirmam que é normal perder até 100 fios por dia, mas quando notamos que essa queda tem sido constante e bastante intensa, é necessário procurar ajuda.

Um teste bem simples para verificar se há ou não queda importante de cabelo , que eu realizo no meu consultório , é o de tração . Faço uma tração delicada de um grupo de cerca de 50 fios, puxando da base (próxima ao couro cabeludo) à extremidade distal . É considerado positivo quando há desprendimento de mais de 10% dos fios em cada mecha (no caso, 6 fios por mecha) .

Causas x idade

Quase todo recém-nascido perde alguns ou todos os fios de seus cabelos. Isso é normal e esperado. A perda, que ocorre nos primeiros 6 meses de vida, não é um motivo de preocupação, mas uma simples troca da penugem do bebê por fios mais maduros.

A troca total dos fios de nascimento pode ir até os 2 anos, quando os mesmos são substituídos por outros, mais grossos e longos. A troca ocorre de maneira difusa: pode ser de trás para frente, de frente para trás ou em mosaico (diversas partes ao mesmo tempo).

Normalmente, o bebê perde o cabelo quando o atrita contra o colchão e travesseiro , ocasionando a perda dos fios da parte de trás da cabeça .

Ainda que a troca dos fios do couro cabeludo dos bebês seja fisiológica, se perceber que seu filho continua perdendo cabelos após essa fase, converse com o pediatra. As quedas podem ser o primeiro sintoma de doenças como deficiências nutricionais e distúrbios endócrinos.

Nos maiores , as principais causas de queda de cabelo estão relacionadas aos hábitos alimentares : uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode levar a deficiência de vitamina B, biotina e zinco . Outras causas comuns : excesso de penteados ( perda do fio por tração da raiz ), transtornos de ansiedade ( algumas crianças tem o hábito de enrolar os fios com os dedos , provocando a tração e queda) , doenças do couro cabeludo ( micose ) e alterações hormonais .

Como reduzir a queda de cabelo ?

• dieta rica em vegetais e frutas coloridos , com atenção especial aos alimentos que contém ferro ;

• desembaraçar os cabelos apenas quando estiverem molhados para que o pente deslize nos fios sem quebrá-los;

• utilizar pentes e escovas com cerdas naturais, que danificam menos o cabelo;

• usar elásticos de tecido, sem partes metálicas, que podem deixar os fios enganchados e parti-los;

• diminuir a frequências de penteados , como tranças e rabos de cavalo e uso de chapinhas e secadores ;

• não prender os cabelos molhados ou mesmo úmidos. Esse hábito pode causar dermatite seborreica, uma doença que afeta o couro cabeludo;

• evite o uso excessivo de acessórios que abafam o couro cabeludo, como bonés, boinas e chapéus , pois eles impedem a circulação de oxigênio e estimulam as glândulas sebáceas a produzir uma quantidade excessiva de sebo, deixando os fios oleosos e mais propensos à queda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s