E quando a puberdade atrasa ?

A puberdade consiste numa fase de mudanças físicas e emocionais, compreendendo a transição entre a infância e a vida adulta. Normalmente ela ocorre entre os 9 e 14 anos no menino.

Cada etapa do estirão dura em torno de nove meses e, no total, todo o processo da puberdade termina após quatro anos. Mas vale lembrar que cada criança tem um ritmo, o que é influenciado por aspectos ambientais e genéticos.

Podemos observar isso facilmente em uma festa de 15 anos: há meninos que ainda parecem crianças, enquanto outros já são rapazes. E todos estão dentro da normalidade.

E quando isso não acontece?

Pais e filhos ficam muito preocupados quando percebem que seus amigos estão crescendo mais e notam uma diferença de características sexuais entre eles. Expressões como ‘pequeno para a idade, ‘pouco desenvolvido’, ‘corpo de criança’, ‘pênis pequeno’ são frequentes quando percebe-se que há um atraso no desenvolvimento .

O atraso puberal pode repercutir de um modo negativo nos adolescentes, levando a problemas psíquicos, caso não recebam tratamento em tempo adequado, uma vez que para os adolescentes é muito importante a identificação com o grupo.

Por que isso acontece?

Existem vários motivos , sendo o mais comum o retardo constitucional do crescimento . Considerado uma variação da normalidade , nesse caso o “despertar” da puberdade ocorre um pouco mais tarde, mas sem que haja prejuízos para os meninos.

Outras causas são doenças crônicas; deficiência de produção de hormônios que regulam o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios; além de falência das gônadas (ovários e testículos).

O que fazer ?

O atraso constitucional do crescimento e da puberdade considera-se uma variante da normalidade, portanto, na maioria dos casos uma explicação clara aos pais e pacientes, junto com um seguimento e adequado apoio psicológico são suficientes. Nos casos em que existe um atraso severo com graves repercussões psicológicas e sociais (baixa auto estima, depressão) o tratamento hormonal poderá ser indicado .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s