Você sabia que 1/3 de todos os casos de câncer poderiam ser evitados com alimentação saudável, controle de peso e atividade física regular?
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil – sendo responsável por 15,6% dos óbitos , perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão).
Embora a genética seja um fator importante no surgimento do câncer, pesquisas conduzidas nas últimas décadas mostram que o meio ambiente em que vivemos tem um papel central na origem da doença.
Posso prevenir o câncer?
Na realidade não existe uma receita nem uma fórmula que garanta a uma pessoa que nunca sofrerá de um câncer. Se assim fosse, já não existiriam casos de câncer no mundo. Mas certos hábitos podem reduzir o risco sim!
1. Vacine – se : hepatite B e HPV são doenças que estão associadas a alguns tipos de câncer , como de fígado e colo de útero , respectivamente;
2. Evite o consumo de leite e carnes: assim como o leite de vaca , as carnes devem ter consumo moderado , pois elevam a chance de câncer de ovário e intestino;
3. Desembale menos e descasque mais : Diferentes organizações internacionais, como o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e o Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer , e nacionais, como o Instituto Nacional do Câncer, recomendam o consumo diário de pelo menos 5 porções de frutas e verduras por dia .
O que aprendemos com diversas pesquisas é que, além de vitaminas, minerais e fibras, frutas e verduras contêm uma série de compostos chamados de bioativos , capazes de interferir em vários processos alterados nas células durante o desenvolvimento do câncer. Combatem os radicais livres, protegem o nosso DNA e impedem que as células se dividam descontroladamente.
Exemplos desses compostos bioativos são os flavonoides, presentes em vegetais ; as antocianinas, que dão a cor avermelhada a cerejas, uvas e amoras; compostos que contêm enxofre presentes no alho; isotiocianatos, que são encontrados em repolho, brócolis e couve-flor; e derivados isoprênicos que conferem a fragrância cítrica a frutas como laranja e limão.
4. Cuidado com o sol : use protetor solar , a melhor forma de proteção contra o câncer de pele ;
5. Cuidado com o exame desnecessário : raio x e tomografias tão comuns na prática médica , não devem ser realizados rotineiramente ;
6. Movimente-se : feita de forma regular , promove a liberação o de substâncias protetoras , com redução das citocinas inflamatórias . Promovem bem estar e incentivam a alimentação saudável e a redução do peso.
Artigo publicado no Journal of the National Cancer Institute, o estudo observou que adolescentes que praticam exercícios físicos têm menor incidência do câncer de mama.
7. Amamente : Para as mulheres que estão pensando em ter filhos, um bom conselho é amamentar o bebê pelo menos durante o primeiro ano de vida. Estudos mostraram que esse hábito, além de trazer inúmeros benefícios para o bebê, pode diminuir em até 5% as chances de ter câncer de mama.
8. Evite ao maximo o consumo de embutidos e carnes processadas : Há dois anos, a Organização Mundial de Saúde colocou os embutidos na lista de fatores de risco para a doença.
Estudos demonstram que o consumo de 50g de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumenta o risco de câncer no intestino grosso e no reto em 18%.
Mais do que os componentes da carne em si, são os corantes e aditivos somados aos alimentos processados – que servem para aumentar o prazo de validade ou manipular o gosto – responsáveis pelo aumento da incidência do câncer em intestino em adultos jovens .
9.Evite produtos com bisfenol: é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Ele age como um hormônio no organismo, por isso, os mais afetados são as crianças e bebês que ainda estão com o sistema endócrino em formação.
Testes e pesquisas mostraram que ele está diretamente ligado a hiperatividade, autismo, disfunções comportamentais, câncer de próstata e de mama e diabetes.
O câncer leva anos, décadas, para aparecer. Isso significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece já !
Fica a dica .