Crianças precisam de leite sim!

Que o leite materno é o melhor alimento nos primeiros meses de vida do bebê, ninguém duvida. Porém, com o crescimento do neném e a chegada dos primeiros aninhos, é preciso inserir outros alimentos na dieta infantil e, nesse momento, muitas mães se deparam com um grande desafio: a rejeição a outras fontes de leite. Por ser a principal fonte de vitaminas e minerais, sobretudo o cálcio, o alimento é fundamental para o bom desenvolvimento dos pequenos.

O leite é abundante em proteínas de alto valor biológico e cálcio – um mineral primordial para o crescimento, fortalecimento e mineralização dos ossos. Para se ter uma ideia, quase todo cálcio presente no corpo humano está nos ossos. Além disso, a bebida é fonte das vitaminas A, B12 e outros minerais importantes como o magnésio, selênio e zinco. Portanto seu consumo, bem como de seus derivados, é fundamental na dieta das crianças .

E quando a criança não aceita o leite?

Em meio ao crescente número de casos de intolerância ou alergia, o leite de vaca vem sendo considerado vilão até para quem não têm nenhum desses problemas. Mas os pais devem entender que não até tipo de alimento deve fazer parte sim , da dieta de qualquer criança saudável .

Antes de tudo, os pais tem que compreender que a primeira infância é um momento de descobertas e o paladar pode mudar significativamente. Sendo assim, é interessante variar as preparações e fazer uso de derivados do leite , como iogurtes e queijos. É possível saborizá-lo adicionando frutas da preferência da criança, aromatizá-lo com baunilha natural ou até mesmo, dependendo da idade, oferecer leite com chocolate em pó (não é achocolatado ).

Tenha cuidado, entretanto, com a substituição das refeições principais pelo leite. Embora a bebida ofereça proteínas, ela carece de outros nutrientes indispensáveis, como carboidrato, algumas vitaminas e minerais. Sem contar que uma ingestão superior a 700 ml de leite de vaca integral nessa faixa etária é um fator de risco para a anemia .

Dos 3 anos em diante, a recomendação são três porções de leite ou derivados por dia – cada porção corresponde a uma xícara (chá) de leite, um pote de iogurte de frutas ou duas fatias de queijo branco.

Existe cálcio em outras fontes alimentares

Felizmente os pais podem contar com alternativas além do leite para complementar o cardápio e facilitar a obtenção do cálcio. Vegetais folhosos, especialmente os de coloração verde escura como o brócolis, a couve e o espinafre possuem uma boa concentração do mineral, bem como grãos como a soja, a lentilha e o feijão.

Além disso, é fundamental seguir uma dieta balanceada para garantir que o mineral seja bem aproveitado no organismo. Como os nutrientes precisam estar em equilíbrio. Alguns deles, inclusive, podem ajudar na fixação do cálcio no organismo. A vitamina D, por exemplo, é essencial para absorção do cálcio, portanto, consumir fontes do nutriente, bem como tomar sol diariamente, ajuda no aproveitamento deste mineral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s