Uma menina de cabelo penteado , para ir à escola ou a uma festinha , deixa qualquer mãe orgulhosa. O problema que este hábito pode deixar a sua filha careca !
Sim , não é exagero . Na alopécia por tração , a força que exercemos ao fazer um penteado sobre os fios , provoca a sua queda . A tração constante , pode levar a uma queda acentuada nas regiões da testa e lateral da cabeça , com diminuição acentuada do número de fios no local.
Rabos , coques e principalmente as tranças , quando muito esticadas , proporcionam a queda dos fios , gradualmente .
Surgem áreas com pouco cabelo . Não há descamação ou vermelhidão no local . Os fios são curtos e mais finos e não há queda na região mais posterior da cabeça .
Para evitar , faça penteados com os fios mais soltos e evite usar diariamente o cabelo preso. Nas meninas , como os fios são mais frágeis , o uso de tranças com apliques é super contra indicado devido ao peso , que leva a tração e perda dos fios .
O tratamento é a suspensão imediata de penteados , coques ou rabos , arquinhos ou presilhas .
O nascimento dos fios é lento e gradual, mas fará a nova cobertura da cabeça da criança , sem falhas.
Mas o cabelo cai muito !
Se o cabelo cai de uma forma intensa e continua , sem formar círculos ou áreas , o problema pode ser mais amplo , como uma deficiência de vitaminas ou de ferro.
Para um diagnóstico completo , só com a consulta em um pediatra ou dermatologista .
Fica a dica .