Por que meu bebê chora ?

Ter um bebê dentro de casa não é uma tarefa fácil , pois os bebês costumam choram muito e os pais nunca sabem ao certo qual é o motivo do choro. É sempre um pânico geral : chacoalha, troca de colo , dá peito , mamadeira , chupeta , liga pra vovó e pediatra . Alguém chame os bombeiros , por favor !

São muitas causas para tudo isso acontecer e pasme , geralmente bem simples e sem necessidade de usar qualquer medicação .

Fome

A fome é o motivo mais comum para o choro dos bebês. Os bebês têm estômago muito pequeno, logo, não suportam uma quantidade grande de leite, por isso eles estão constantemente com fome.

Os pais têm muita dificuldade em avaliar dor e fome nos primeiros meses de vida e acabam utilizando medicações desnecessariamente .

Felizmente, existem algumas formas de identificar o que está acontecendo. É um choro mais calmo e ele dá sinais de que está procurando o peito. Você vai vê-lo com a boquinha aberta, ou procurando o peito. Se colocar o seu dedo na boquinha dele, você vai ver que ele começa a sugar. Isso pode acontecer mesmo após a mamada .

Não se desespere caso o bebê não pare de chorar mesmo após começar a mamar. Algumas crianças só se acalmam depois de sentir o estômago cheio, então dê um tempinho para o seu filho.

Sono

Os bebês precisam de muitas horas de sono, mas, ao contrário dos adultos, eles não conseguem simplesmente fechar os olhos e decidir que vão dormir e a maioria precisa da ajuda dos pais para pegar no sono.

Os bebês ficam cansados facilmente. Eles ficaram exaustos quando recebem muitas visitas, passam de um colo para o outro ou quando saem de casa . Não se engane, o bebê não dorme melhor quando está cansado. Quanto mais cansado o seu filho estiver, mais irritado ele ficará e, portanto, não conseguirá dormir com facilidade, tampouco terá um sono tranquilo.

Quando o seu filho estiver inquieto, com os olhos inchados ou pequenos, bocejando e esfregando o rostinho, tenha certeza que ele quer dormir. Embrulhe o bebê em um cobertor bem quentinho para que ele se sinta seguro e confortável, comece a balançá-lo sem muita força e use sua voz para acalmá-lo, essa é a receita mágica para fazer um bebê dormir.

Fralda suja

Enquanto alguns bebês não se importam nem um pouco com a fralda suja, outros ficam enlouquecidos quando estão sujos de xixi ou cocô. Por isso , quando o seu bebê começar a chorar muito e nada for capaz de acalmá-lo, lembre-se de checar a fralda.

Cólica

A cólica é a vilã do sossego de muitos pais. Os bebês, principalmente os pequenos, sentem cólica, isso é supernormal. Os pequenos têm uma alimentação baseada em leite e é a digestão do leite que causa a famosa cólica. E são poucos os bebês que conseguem passar os primeiros três meses de vida sem ter cólica! Trata-se de uma imaturidade do intestino do neném, que ainda está em formação.

O choro de cólica é aquele que não para por nada: você já tentou amamentar a criança, trocar a fralda, fazê-la dormir e nada do choro parar. A criança que fica se encolhendo e torcendo o corpinho.

Veja aqui algumas opções para acalmar o bebê com cólica, sem ter que utilizar nenhum medicamento :
1- colocar um calor local (bolsa de água quente ou bolsa de semente);
2- colocar o bebê barriga com barriga (pele com pele);
3- colocar o bebê de bruços no seu braço;
4- deixar o bebê mais contido (charutinho) ou no seu colo, que isso vai acalmá-lo;
5- colocá-lo em banho quente ( para que ele possa relaxar);

Tente captar os sinais de seu filho, pois há remédio para esse tipo de desconforto. Dê o medicamento receitado pelo pediatra logo no início da cólica para evitar que a criança sinta muita dor . E não troque o leite antes de consultar o seu médico !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s