Meu filho anda de carro e passa mal , o que eu faço ?

Com a pandemia , uma grande parte das crianças começou a desenvolver enjoo e outros sintomas ao andar de carro . Mesmo sem nunca apresentar este tipo de sintoma antes da quarentena . O que fazer e por que isso acontece ?

Essa indisposição é uma resposta fisiológica do corpo a situações de movimento, quando o campo visual se move dando a falsa sensação de movimento. Esse problema, que não chega a ser uma doença, é conhecido como cinetose, ou enjoo de movimento.

O primeiro sinal de que algo não vai bem é a palidez, frequentemente seguida por bocejos, inquietação, suor frio acima do lábio superior ou em todo o rosto. Depois disso, pode ocorrer náusea, salivação excessiva, desconforto físico, fadiga, dor de cabeça ( queixa muito comum em crianças ) ou tontura, terminando em vômitos.

As pessoas com cinetose, além sentir enjoo ao andar de barco, avião e até em carro, geralmente passam mal também em brinquedos como roda-gigante, carrossel, montanha-russa, gira-gira, balanço e gangorra.

Essa doença afeta principalmente crianças, entre 2 e 12 anos de idade. A cinetose pode desaparecer ao longo da infância, mas em muitos casos persiste até a vida adulta , sendo as pessoas com enxaqueca as mais susceptíveis a desenvolver o problema. Tem se tornado muito comum na pandemia devido ao uso excessivo de eletrônicos e a redução da locomoção por veículos .

Algumas crianças também podem referir os mesmo sintomas ao jogar videogame , em jogos de 3 dimensões ou óculos de realidade aumentada . O mecanismo de ação é o mesmo do enjoo ao movimento .

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da cinetose é feito pelo pediatra , que avalia o histórico clínico do paciente e pode solicitar uma avaliação como o otorrinolaringologista . Alguns exames podem ser realizados, como a videonistagmografia e o videoteste de impulso cefálico, mais comuns em adultos .

O que eu faço ?

O mal-estar é tratado com medicamentos que podem ser empregados tanto na prevenção quanto na eliminação dos sintomas. O Dimenidrato ( Dramin ) é a medicação mais comum .

Seguem algumas dicas para reduzir os episódios:

• garanta que a alimentação do seu filho antes da viagem seja leve e que ele coma menos.

• posicione o seu filho sentado para a frente, de preferência no assento do meio do banco de trás, porque ver as coisas se movendo pode contribuir para o enjoo; 3)

• evite o uso de tablets ou videogames, pelo mesmo motivo;

• tente utilizar alguns medicamentos, como o dimenidrinato, que devem ser administrados cerca de uma hora antes da viagem;

• não use máscaras dentro do carro ( se estiver somente com membros da mesma família );

• se possível, aponte o fluxo do ar-condicionado do veículo na direção da criança .

Faça algumas paradas durante o trajeto , especialmente nas viagens mais longas. Tente reduzir a velocidade nas curvas, sempre que possível. E evite ao máximo oferecer alimentos e bebidas dentro do carro, ao longo do trajeto.