Qual o pai que não entra em pânico após ouvir: “escutei um sopro cardíaco durante o exame do seu filho” ?Desespero ,sentença de morte ou morte imediata , tudo isso passa num turbilhão de idéias passa pelas nossas cabeças …. mas não é para tanto!
O sopro no coração é o resultado de um exame e não uma doença. O pediatra e o cardiologista infantil podem determinar se o sopro é funcional (o que significa que a criança está saudável) ou se existe um problema cardíaco específico.
Sopro em recém nascidos
O sopro pode ser detectado em diversas circunstâncias. Nos recém-nascidos, ao se realizar a primeira exploração, o neonatologista pode perceber um sopro, que desaparece em horas ou dias, e que só reflete o ajuste que a circulação do bebê faz ao mudar as condições presentes no seio da mãe às existentes no exterior.
Também é possível que, nessa idade, o sopro seja produzido por uma pequena anomalia que pode se curar espontaneamente nas seguintes semanas ou meses.
No casos dos bebês , a doença cardíaca mais comum é decorrente de malformação congênita. Durante o desenvolvimento do feto , algumas partes do coração não se formam adequadamente , gerando alterações na função cardíaca. Nos casos mais graves o bebê apresenta alguma sintomas associado:
• boca pode ficar roxa quando a criança chora , chamada de cianose central;
•tem uma sudorese intensa quando mama ;
•não tem ganho de peso adequado .
A maioria das malformações congênitas possui resolução espontânea , isto é , ocorre a ” reforma” do coração durante o crescimento , resolvendo o problema. É raro o tratamento cirúrgico, geralmente reservado a casos mais graves.
O teste do coração é realizado na maioria das maternidades e serve como instrumento para triagem de possíveis cardiopatias graves.
Sopro em crianças maiores
Cerca de 40%, 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal.
A causa mais frequente de sopro cardíaco na infância , além das doenças congênitas , é a febre reumática. Esta doença ocorre pela infecção de bactérias ( as mesmas da infecção de garganta ) no coração , provocando lesões na válvulas cardíacas. Por isso , atenção ao tratamento das amigdalites !
Como saber se é funcional ou doença?
Há vários exames que podem ser realizados para definir o diagnóstico: raio x de tórax , eletrocardiograma e ecocardiograma . São métodos simples e não invasivos ou dolorosos .
Definido o diagnóstico , o cardiologista infantil ou o pediatra irá optar pelo tratamento ambulatorial ou cirúrgico.
Quais os sintomas de problemas no coração ?
Dor no peito
Frequentemente atendo mães aflitas porque a criança está referindo dor no coração . Entretanto, este tipo de sintoma não é característico de doença cardíaca .
De 10% a 45% dos casos são classificados como dor idiopática, ou seja, aquela em que não se encontra uma causa orgânica para a dor. Outras doenças que podem levar à dor torácica em crianças são as dores de origem muscular , sendo responsáveis por cerca de 40% dos casos. Seguidas pelas doenças respiratórias ( pneumonias ) , gastrointestinais ( refluxo ) e psicogênicas ( ansiedade) .
Batedeira
A chamada batedeira ou palpitações se caracterizam pelo ritmo acelerado , e as vezes desordenado , das batidas do coração . Podem ocorrer por febre , exercício físico , medicações ( como o Berotec) ou por transtorno de ansiedade.
Nas arritmias , a frequência cardíaca pode ou não estar aumentada . O que muda é o compasso , o ritmo da batida do coração . Pode vir acompanhado de desmaios ou cansaço intenso , e sem horário pré determinado para os sintomas .
Cansaço as atividades esportivas
Sintoma muito frequente em crianças que iniciam a prática esportiva , principalmente nos obesos . Isoladamente não caracteriza doença cardíaca .
Bom dia, minha filha tem 5 anos ela fez um ECG e deu extrassistoles ventriculares.estou muito preocupada…o que pode ser?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza deve ser investigado , pois não é normal para idade . Mas não adianta nada se desesperar! Com certeza o problema será investigado pelo cardiologista infantil
CurtirCurtir
É chamada popularmente de arritmia e possui varias causas.
CurtirCurtir