Bolinha na garganta nem sempre indica infecção

Nem toda “bolinha” na garganta e mau hálito é sinal de infecção . Recebi muitas fotos de gargantas “infeccionadas” , que se tratavam na verdade de imagens de cáseo. Você já ouviu falar ?

Caseum ou cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas esbranquiçadas ou amareladas, com odor forte e desagradável, que se formam na garganta. É uma massa viscosa, formada pela descamação e restos alimentares. O nome caseum vem do latim e significa “queijo”, pois sua aparência se assemelha a uma pequena bolinha de queijo com cheiro fétido.

O caseum fica nos pequenos buraquinhos existentes nas amígdalas (criptas amigdalianas) e se assemelha a uma infecção de garganta . A quantidade de criptas nas amígdalas varia de pessoa para pessoa. É nessas criptas ou sulcos que pedaços de comida, bactérias e outros detritos podem ficar presos. Esses detritos se calcificam ou endurecem, dando origem aos cáseos amigdalianos.

Sintomas

Além do mau odor bucal, os cáseos podem causar desconforto, como inchaço, irritação local, sensação de algo parado, arranhando a garganta, gosto ruim e alteração de paladar.

É bem comum a eliminação dessas “bolinhas” ao falar e tossir , principalmente em crianças .

Como resolver ?

Escovar os dentes regularmente removerá os restos de comida, bactérias e outros detritos da sua boca antes que eles tenham a chance de ficar presos nas amígdalas. O tratamento dos cáseos pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios e gargarejos com soluções antissépticas.

Em último caso, pode ser indicado procedimentos cirúrgicos para resolução completa do quadro. A remoção das amígdalas através de cirurgia é a melhor forma de tratar definitivamente o caseum, embora nem sempre esteja indicado.

A retirada dos cáseos com instrumentos como palito, pinça ou cotonete não está recomendado, pois além de não resolver, pode causar ferimentos e sangramentos locais.

Dicas

• beba bastante líquido ao longo do dia. A hidratação contínua e adequada fluidifica o muco, contribui para a limpeza das criptas amigdalianas e previne o acúmulo de partículas nas amígdalas;
• faça gargarejos diários;
• evite o jejum prolongado ;
• coma frutas com propriedades adstringentes, como maçã, limão, abacaxi, laranja, caju, caqui, por exemplo, que ajudam na limpeza dos resíduos da boca.