“Ficar em ‘W’ está entre as posições mais adotadas pelas crianças, especialmente a partir dos 10 meses . É normal que elas mantenham as pernas dessa forma, principalmente quando brincam e enquanto alternam de uma posição para outra, por se sentirem mais seguras e confortáveis.
Sentar em “W” é quando a pessoa se senta no chão com os joelhos dobrados para a frente e as pernas esticadas para os lados, formando um W.
Mas por que as crianças sentam desta forma ?
Bom, elas se sentem confortáveis principalmente porque essa pose cria um centro de gravidade mais baixo, facilitando o apoio e proporciona estabilidade.
A anatomia de uma criança – em especial o quadril – é diferente da de um adulto. Se nós tentarmos, dificilmente vamos conseguir sentar em W e, se conseguirmos, será desconfortável. Elas têm uma angulação maior de quadril que nós, adultos. Por isso, as crianças se sentem confortáveis e conseguem girar as pernas com mais facilidade.
Devo me preocupar ?
Se você perceber que seu filho senta assim apenas às vezes ou por breves momentos – enquanto faz a transição para outras posições, por exemplo – não há nada com o que se preocupar e, com o tempo, ele deve sair disso.
Mas , se essa é sua única posição e ele fica assim por muito tempo, podem haver algumas consequências, como o não fortalecimento dos músculos da bacia e da coxa, que não são estimulados e trabalhados enquanto a criança fica dessa maneira. Pode haver, ainda, um encurtamento muscular ao nível da bacia, levando a um atraso nas aquisições de equilíbrio e de controle de tronco.
O mais indicado é ter uma alternância na forma que as crianças se sentam. Para prevenir complicações, deve-se sempre estimulá-las a mudar de posição enquanto permanecem sentadas.
Pernas cruzadas, para frente ou dobradas para o mesmo lado podem ser algumas variações de postura.
O que eu faço ?
• Incentive diferentes posições para sentar: por exemplo de pernas cruzadas, em um pequeno degrau ou banquinho, pernas na frente ou ambas para o lado.
Não repreenda. Apenas corrija.
• Ensine alongamento das pernas : faça com que ele se sente com as costas e com o bumbum na parede com as pernas para frente para você .
• Faça uma “corrida de bumbum”: Invente um jogo fazendo com que seu filho coloque as pernas frente e se mova arrastando o bumbum no chão. Assim estimulamos a musculatura e prevenimos complicações .
Se nenhuma dessas alternativas funcionar coloque um pufe ou almofadão para que ele se sente, dificultando que ele se sente na posição em W até acabar com o hábito.