Chega essa época do ano, a gente costuma ter uma baita luta diária : fazer as crianças entenderem que precisam se agasalhar. Fora o risco de encarar uma baita gripe só porque a criança insiste que não está com frio.
Quando a temperatura diminui, o tempo tende a ficar mais seco e as crianças são as que mais sofrem. É aquela situação que você conhece bem: coriza, tosse, espirro, dificuldade para respirar.Mas tenha certeza de que não é só na sua casa!
Por que certas doenças têm predileção pelo outono e inverno?
Devido a diminuição da umidade relativa do ar, as partículas( pó, bactérias , vírus ) ficam em suspensão por mais tempo e os lugares permanecem mais fechados , favorecendo a contaminação por vírus e bactérias
As quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia e o aumento da poluição do ar também contribuem para uma maior incidência das doenças respiratórias, tanto inflamatórias como alérgicas.
Super dicas :
Ambiente
• não deixe tudo trancado : durante o dia as janelas devem permanecer abertas para arejar o ambiente , por pelo menos por 3 horas ao dia ;
• aquecedor : evite usar por um período um prolongado e atenção ao choque de temperatura : banheiro quente – quarto frio . As mudanças bruscas de temperatura podem ser prejudicais à saúde .
Muita atenção aos acidentes domésticos – há aumento nos casos de queimaduras em crianças nesta época . E não esqueça que o aquecedor reduz a umidade do ar , que já é baixa nesta época do ano .
• use o umidificador : grande aliado nessa época do ano , eles são indicados quando temos uma umidade relativa do ar abaixo de 50% – o que é comum durante quase todo o inverno. Ao contrário do que muita gente pensa, o uso constante não aumenta a concentração de fungos .
Pode deixar ligado a noite toda no quarto do bebê ou da criança, apenas tomando o cuidado de não deixar o vapor muito perto da cama
Alimentação
• não esqueça de oferecer água com frequência : no inverno as crianças “esquecem” de beber água e você deve oferecer várias vezes ao dia . A água ajuda a melhorar e fluidificar as secreções das vias áreas ;
• mantenha a variedade na alimentação : boa hora de introduzir verduras que a criança não aceita muito bem . As sopas são ótimas para esquentar e ainda proporcionam uma boa variedade de fibras e vitaminas .
Roupas
• use roupas em camadas : vista o bebê com uma camada de roupa a mais do que os pais estão usando e em camadas. Assim fica mais fácil de retirar alguma peça caso esquente. É importante que a primeira peça seja um body com um bom teor de algodão e que fique em contato direto com a pele.
• use e abuse de touca e luva : é preciso cobrir bem as extremidades porque é por aí que o frio ataca. A prioridade é a cabeça que é a parte do corpo que se resfria mais rapidamente.
• cuidado com materiais sintéticos : Evite colocar roupas de lã em contato direto com a pele. As crianças transpiram bastante , especialmente na cabeça, e a lã não absorve bem esse suor. Aposte em peças de algodão para ficar em contato direto com a pele do pequeno.
• na hora de dormir use pijamas : é melhor colocar uma roupinha mais reforçada do que cobrir com muitos cobertores. Uma única manta de qualidade já é suficiente para aquecê-lo .
No carro
• Retire os casacos mais grossos antes de coloca-lo na cadeirinha : isto é importante porque os casacos grossos fazem com que o cinto fique muito solto no bebê e em caso de acidentes, colocando a vida do bebê em risco. Coloque seu bebê na cadeirinha e depois o cubra com o casaco mais grosso ou com uma manta.
• não mantenha o interior aquecido : as crianças irão transpirar e terão um choque térmico com o ar gelado do exterior .
Tem mais alguma dica ? Mande para mim!