O método Montessori é um sistema pedagógico alternativo desenvolvido pela doutora Maria Montessori a partir da observação do comportamento das crianças.
O método contempla a individualidade de cada criança e respeita seus próprios ritmos de aprendizagem e amadurecimento. Propõe a criação de um ambiente preparado para que cada criança desenvolva seu próprio método de aprendizagem, seguindo sua curiosidade.
Maria Montessori considera que a criança traz dentro de si um guia : cada menino ou menina é protagonista de sua própria aprendizagem .
Mais do que um sistema de educação, é uma filosofia de vida.
Conheci o método da mesma forma que muitos, através do quarto montessoriano.Na realidade, Montessori vai muito além de uma cama no chão e alguns móveis . Preparar o ambiente do lar para o desenvolvimento da criança é condicioná-lo com móveis, materias, brinquedos e objetos.
Como aplicar o método montessoriano 
• Incentive a autonomia : uma escadinha ou banquinho para facilitar a criança ao usar a pia – para escovar os dentes ou lavar as mãos – foi uma das ideias que coloquei em prática aqui em casa . Devemos pensar em como facilitar e ensinar as tarefas do dia a dia , para que as crianças se tornem cada vez mais independentes .
Escolher a roupa e vesti-la sozinho , se pentear , arrumar a cama devem ser incentivados e foram feitos com sucesso aqui em casa . Tarefas assim tornam a criança mais segura , confiante e pronta para novos desafios .
Os móveis devem ser adaptados à altura das crianças. Uma estante baixa, por exemplo, pode permitir que a criança arrume suas roupas ou seus brinquedos.
• distribua tarefas : ajudar nas atividades doméstica faz parte do método . Inicie com tarefas simples , como tirar a mesa , arrumar os sapatos e a cama . As crianças aprendem todos os dias sem perceber. Quanto mais estímulos, oportunidades de aprendizado e experiências, mais potencial.
Elas devem entender que as ordens devem ser realizadas sempre : é preciso cuidar da casa e guardar os brinquedos depois de brincar. Que as roupas devem ser colocadas no armário , todos os dias .
Dicas para montar um lar montessoriano
Listei algumas das atividades que instalei aqui casa em casa e são fáceis para você fazer na sua também :
* Use prateleiras baixas para os livros e brinquedos. Organize tudo com a criança e ensine -a a manter assim.
* Certifique-se de que as gavetas da cômoda da criança estejam na altura certa para ela abrir e olhar. Ponha etiquetas nas gavetas: roupas de baixo, meias, etc.
* Deixe algum espaço nas prateleiras do quarto da criança para um pequeno “museu natural”, onde ela possa exibir as pedras que encontrar, sementes e folhas interessantes.
* Arranje um cesto para as roupas sujas da criança. Peça-lhe para levá-lo à lavanderia da casa regularmente.
* Dobrar toalhas , meias e roupas é uma boa atividade para ensinar à criança pequena.
Maria Montessori não gostava de sistemas de ensino baseados em prêmios e punições porque ela acreditava que a melhor recompensa para a criança é ter conseguido aprender a fazer sozinha uma coisa nova, graças a sua curiosidade e a sua força de vontade.
Nisso, um alerta: deixe a criança errar e acertar sozinha. O problema atual dos pais é não conseguir manter a ansiedade e querer ajudar a criança a completar sua tarefa. Deixa a criança fazer sozinha, ela é muito mais capaz do que você supõe.
Fica a dica .
Conheci melhor o método no ano passado, mas desde então tenho tentado me enquadrar . Mesmo o pouco tempo que tivemos de aula nesse ano pude fazer algumas atividades Motessori e o resultado foi surpreendente, não consigo mais me ver trabalhando de outra forma.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o comentário ! Obrigada
CurtirCurtir
Muito bom. Um aprendizado todos os dias.
CurtirCurtir