Bebida láctea ou iogurte ?

Quem precisa dar uma variada no cardápio das crianças e as vezes precisa incrementar a oferta de leite e derivados , com certeza já se deparou com uma variedade incrível de produtos lácteos nas fileiras dos supermercados.

Mas você sabe diferenciar o iogurte das bebidas lácteas? Não? Então saiba que, na hora de comprar, é preciso estar atento aos rótulos dos produtos, pois estão sendo vendidas no mercado bebidas lácteas com embalagens idênticas às do iogurte , mas com valor nutricional bem inferior .

Iogurte ou bebida láctea. Por qual optar?

Bebida láctea

A bebida láctea é mais líquida e menos calórica quando comprada ao iogurte. Trata-se de uma mistura de leite (que pode ser integral, desnatado ou parcialmente desnatado) com o soro do leite (que é o subproduto da produção do queijo).

Ela contém leite fermentado, fermentos lácteos e outros produtos alimentícios como polpa de frutas, mel, açúcar, espessantes como o amido de milho , corantes, estabilizantes e por aí vai. A base láctea do produto deve corresponder a pelo menos 51% do total do alimento.

Teoricamente, a bebida láctea tem maior teor de lactose por não ser fermentada e por ter adição de soro de leite, aonde se concentra a maior parte da lactose do leite

A bebida láctea é mais barata por ter em sua composição uma quantidade menor de nutrientes , pois possui menos leite e mais soro.

Iogurte

O iogurte é o leite coagulado produzido através de leite fermentado por bactérias, por isso possui uma consistência mais cremosa. Então, para ser considerado iogurte, o leite deve ser fermentado por micro-organismos específicos, usualmente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Essa fermentação contribui para a formação das características finais do produto , como aquele “azedinho” característico .

Do ponto de vista nutricional, o iogurte é melhor, pois possui maior teor de proteínas, cálcio e bactérias probióticas, aquelas bactérias boas para o nosso organismo. Por isso, seu consumo regular pode ajudar a manter a microbiota intestinal saudável, e sabemos o quanto é importante para a nossa saúde geral.

Uma microbiota intestinal saudável atua na melhora do trânsito intestinal , sem constipação e também na redução de infecções intestinais e até na melhora na imunidade .

Qual é o melhor iogurte?

Nas prateleiras do supermercado variedades não faltam e novas embalagens e sabores surgem a todo momento. Mas, lembre-se de que : quanto mais natural, melhor. Ou seja, o iogurte ideal é aquele que tem apenas dois ingredientes: leite e fermento natural. Evite as preparações com chocolate ou outros sabores adocicados .

Evite especialmente aqueles iogurtes que trazem na sua composição “preparado de fruta” ou “preparado de mel” ou outros sabores adocicados . Eles contêm a adição de muitos corantes, aromatizantes, muito açúcar, espessantes e xaropes, ingredientes péssimos para a saúde. Outros produtos podem não conter açúcar, mas trazem na composição maltodextrina (proveniente do amido, é um tipo de açúcar) e adoçantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s