Veja quais são os remédios que você NÃO deve dar a crianças

Todas as medicações podem apresentar efeitos colaterais , mas algumas possuem uso proibido em crianças e até em adultos , pois podem levar a complicações graves e até a morte .

1. AAS

O ácido acetilsalicílico está indicado para alívio de dor leve a moderada e como antitérmico . Foi utilizado por muito tempo ,mas pesquisas indicam que pode causar muita irritabilidade gástrica, sangramento pelas fezes e até úlcera.

Cerca de 10% das crianças brasileiras são medicadas com AAS por pais e avós , sem orientação médica .

O uso do AAS pode ser potencialmente fatal quando utilizado em viroses ( devido alta associação com a Síndrome de Reye) e na dengue ( devido ao aumento dos casos hemorrágicos). Por isso , seu uso está indicado para crianças acima dos 12 anos de idade.

A síndrome de Reye é uma doença rara , mas potencialmente fatal e provoca lesões cerebrais e no fígado. Quando usamos o AAS em quadros gripais , a criança tem 35 vezes mais chance de evoluir com esta síndrome.

Por existirem outras opções de antitérmico e anti-inflamatório mais seguras , o uso do AAS não está na rotina da Pediatria.Nunca dê aspirina ou qualquer outro remédio que seja combinado com aspirina, mesmo que seja chamado de infantil .

2. Afrin , Naridrin e outros descongestionantes

Nas crianças pequenas, o uso dos descongestionantes nasais tópicos ( como afrin ou naridrin ) , que contenham nafazolina , podem ter consequências desastrosas, uma vez que pode provocar depressão do sistema cardiorrespiratório e levar à morte. E não há exagero nessa afirmação : segundo dados fornecidos pelo CEATOX (Centro de Assistência Toxilógica do Hospital das Clínicas de São Paulo), depois dos anti-inflamatórios e dos analgésicos, os descongestionantes nasais são os medicamentos de venda livre que mais levam a complicações graves.

Seu uso contínuo faz com que parte da substância seja absorvida pela mucosa do nariz e caia na corrente sanguínea , provocando alterações cardíacas , como arritmias e aumento da frequência cardíaca.Outros efeitos colaterais são : apatia, irritabilidade , intestino preso e até convulsões.

3.Remédio para diarréia

Medicamentos para conter diarréia não são indicados para crianças de qualquer idade, não só pela toxicidade que podem apresentar, mas também pela possibilidade de piorar gravemente uma infecção bacteriana, podendo levar até a infecções generalizadas.

4.Nimesulida

A nimesulida é contraindicada para crianças com menos de 12 anos, dada o risco de irritação gástrica e sangramento.

Desde o seu lançamento, em 1985, esse medicamento passou a ser utilizado em mais de 50 países. Contudo, com o passar dos anos, alguns estudos científicos apontaram a presença de uma grave reação adversa: a toxicidade hepática ou renal.

Desde então, ela segue sendo observada, e algumas autoridades sanitárias decidiram restringir seu uso, especificando tempo máximo de consumo, cuidados com grupos específicos (crianças e pessoas com problemas hepáticos ou renais) e interações medicamentosas.

Importante saber que, no Brasil, jamais houve relato desse efeito adverso. As autoridades de saúde no nosso país garagem que esse risco só existe se houver uso abusivo do fármaco: quando se ultrapassam as doses recomendadas, aumentam as chances de se ter uma reação grave.