Erros ao usar o ventilador

As altas temperaturas registradas nos últimos dias estão incomodando até mesmo quem gosta de calor.Tomar bastante água, usar uma roupa mais leve, curtir uma praia ou um banho de piscina ajudam a refrescar, mas para crianças os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano.

E aí surge a dúvida , ventilador pode fazer mal a saúde? Pode sim , principalmente se usado incorretamente . Então eu listei alguns dos erros mais comuns que os pais cometem ao usar o aparelho :

1. Criança não sente mais calor

Cuidado com quem regula o ventilador. Com a pandemia as crianças ficaram em casa e não estão submetidas aquele baita calorão que está do lado de fora . Então, ao chegar em casa , não vá ligando e deixando tudo no máximo, pois o choque de temperatura faz mal a saúde de todos , até dos adultos.

Atenção aos bebezinhos! O corpo do recém-nascido resfria e esquenta muito facilmente , porque o centro de regulação de temperatura corporal ainda não está maduro. Assim eles estão mais expostos as variações de temperatura e podem evoluir com doenças respiratórias mais facilmente.

2. Limpeza das pás

O ventilador precisa ser higienizado, prestando atenção especial às hélices, onde a poeira se deposita. Afinal ninguém deseja receber um lufada de vento cheio de poeira e ácaros na cara não é mesmo ?

Atenção redobrada aos ventiladores de teto

3. Limpeza do ambiente

O ventilador é colocar o ar em movimento, criando uma corrente que refresca o ambiente. Mas imagine o que acontece quando se liga o aparelho em uma sala cheia de poeira, com mofos nas paredes e sem incidência de sol. Exato: todas as partículas alergênicas da sujeira, fungos e bactérias ficam circulando no ambiente, o que pode ser seriamente prejudicial a crianças alérgicas.

4. Nunca direto sobre a criança!

Lembre-se de nunca deixar que a corrente de ar incida diretamente na criança, o que pode aumentar o ressecamento das mucosas e levar a gripes e resfriados.

Ventiladores de teto devem sempre ser utilizados no modo exaustor, no qual o ar é direcionado para cima. Já os aparelhos de chão ficam posicionados de frente para a parede: assim, o ar bate e volta, protegendo a criança da corrente de ar .

Nunca deixe seu filho molhado em frente a corrente de ar do ventilador !

5. Não esqueça do umidificador

Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias ( e você trocou o ar condicionado pelo ventilador por conta da umidade , não é 🤔).

Ventilador também deixa o ar mais seco

Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse. Para minimizar o problema, é recomendado utilizar um umidificador de ar ou colocar uma bacia com água no quarto. Além disso, é importante deixar as portas e janelas abertas, mesmo que seja uma fresta, para circular o ar e arejar o ambiente.

Fica a dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s