Pitiriase alba : doenca de pele comum em crianças

Doenca comum em crianças,tem sua incidência elevada com o clima seco e a exposição solar .São pequenas manchas esbranquiçadas, mais claras do que a pele adjacente, distribuídas principalmente na face, região cervical e tronco superior – contudo, outros locais também podem ser afetados.

Ficam mais evidentes após a exposição intensa da pele ao sol. Caracterizam-se por manchas claras, arredondadas, finamente descamativas, de limites imprecisos e muitas vezes com um aspecto pontilhado.

Sim é a famosa “mancha branca de verme” que todo mundo fala.

Comum na face , região das bochechas, e na parte lateral dos braços, é frequentemente associada com micoses ou verminoses e até anemia . Mas nenhuma associação com estas doenças foi comprovada até hoje .

Não se conhece, ainda, a causa exata da pitiriase alba , mas sabe-se que é mais frequente em pacientes com dermatite atópica. Acredita-se que o ressecamento da pele seja um fator desencadeante, sendo assim, a exposição solar excessiva, banhos prolongados e uso frequente de sabonete em banhos diários podem favorecer o seu surgimento.

Tratamento

A hidratação da pele e a proteção solar ajudam a evitar o surgimento da pitiríase alba. A exposição prolongada e continuada ao sol e as consequentes queimaduras solares devem ser evitada.

Alimentação rica em frutas faz parte do tratamento

Uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e a ingestão de bastante líquido durante o verão também ajudam na prevenção.

Qual hidratante eu uso ?

Por ser mais fina que a pele do adulto, os bebês só devem ser expostos a produtos feitos especialmente para eles, o que quer dizer que o hidratante dos pais deve passar bem longe das crianças. Deve-se usar hidratantes específicos para a idade, que passaram por estudos com aprovações das substâncias utilizadas nas fórmulas e um pH mais fisiológico. Isso porque a absorção cutânea no bebê é maior, havendo mais riscos de toxicidade e alergias.

A forma que o hidratante é aplicado nas crianças também merece atenção. Cuidado para não exagerar na quantidade, pois o excesso pode deixar a pele muito oleosa.

O mesmo produto pode ser passado tanto no rosto como no corpo e, para conseguir o melhor resultado possível, o hidtatante deve ser aplicado logo depois do banho e reaplicado, no máximo, entre duas e três vezes ao longo do dia, dependendo da necessidade.

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s