Ar condicionado faz mal a saúde das crianças?

De tanto ouvirem falar que ar-condicionado faz mal, muitas mães ficam na dúvida se devem ou não usar o aparelho no quarto dos filhos. Mas com este calorão fica difícil ter uma boa noite de sono sem ligá-lo.

Para acabar de vez com a ideia de que ar-condicionado faz mal para crianças, preparei este post para esclarecer os principais dúvidas sobre o assunto. 

Faz bactérias e fungos circularem no ar ?

Mito. Quando o condicionador de ar é utilizado de forma correta, ele não provoca nem potencializa a ocorrência de alergias. Por isso, é importante que os aparelhos estejam sempre limpos e com a manutenção em dia. Existem modelos disponíveis no mercado que purificam e filtram ar garantindo que o ambiente fique livre de microrganismos nocivos à saúde.

Deixa a criança gripada ?

Depende . Quando bem utilizado, não há aumento da incidência de quadros respiratórios . Um erro muito comum é deixar o ambiente muito gelado ( temperaturas abaixo de 24 graus ) e acreditar que agasalhando a criança irá protegê-la . Assim, ela irá receber um choque térmico ao trocar a fralda ou ao sair e entrar do ambiente ,o que faz muito mal a saúde.

Deixe o ambiente climatizado , com temperatura entre 24 graus .

Dicas :

• Fique atenta a baixa umidade do ar : use toalhas úmidas próxima a cabeceira ou ligue o umidificador . O ressecamento das vias aéreas pode levar a quadros de infecções respiratórias e piora da alergia respiratória.

• O aparelho deve ser colocado longe do berço, de preferência na parede contrária, evitando que fique próximo à cabeça da criança.

• O ideal é que o aparelho de ar condicionado seja desligado no momento do banho do bebê, para evitar o choque térmico (ar frio depois do banho morno). Ligue o aparelho novamente somente quando o cabelo da criança estiver seco.

E o ar condicionado no carro 

Também não faz mal a saúde , mas é importante que os pais tomem alguns cuidados como não deixar a saída de ar apontada diretamente para o rosto da criança. Em caso de aparelhos mais potentes, é importante regular a temperatura para que o ambiente no carro não fique gelado, mas apenas agradável.

Fixa a dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s