Atenção especial aos pés das crianças no calor

Com o calor e o tempo seco , algumas doenças se tornam mais frequentes nos pezinhos dos pequeninos . Uma queixa muito comum é a rachadura na sola do pé.

Sim, incomoda e dói.  E com frequência pode ocorrer sangramentos , sendo mais comum na região do calcanhar .

Não esqueça de cuidar dos meus pezinhos!

Rachaduras no pé podem ser sinal de algo mais grave?

A causa mais comum é decorrente do uso de chinelos de borracha , sandálias ou andar descalço. O corpo entende que deve produzir mais pele como defesa e promove esse “engrossamento”.

Algumas doenças crônicas também podem evoluir com este tipo de sintoma. Nunca de forma isolada , mas o médico deve estar atento quando ocorre de forma frequente ou sem resposta aos tratamentos convencionais.

Pode estar associado ao aumento de peso ou a doenças crônicas,  como hipotireoidismo ou diabetes.

Os distúrbios na glândula da tireoide, fundamental para a regulação do metabolismo, podem causar, além de rachaduras no calcanhar, queda de cabelos, unhas quebradiças e uma série de outras condições. Na dúvida, consulte um endocrinologista, especialista que poderá diagnosticar e tratar a condição.

No diabetes os níveis de açúcar estão descontrolados e podem provocar danos nos nervos dos pés, ressecamento da pele e, consequentemente, calcanhares rachados e feridas. Diabéticos são mais vulneráveis a infecções, que podem piorar o quadro dermatológico.

O que fazer ?

O primeiro passo para evitar ressecamento e rachadura nos pés é caprichar na hidratação com cremes mais oleosos, com vaselina e lanolina na composição. O cosmético deve ser aplicado em toda a região, com atenção extra aos calcanhares. Vale ainda usar uma meia de algodão nos pés logo após a aplicação do creme para que o produto atue de forma mais eficaz enquanto você dorme.

Não se iluda: lixar só melhora momentaneamente . O corpo interpreta como se fosse uma agressão e produz mais pele para proteção. Depois de algumas semanas, o ressecamento pode voltar até pior.

Atenção!

Quando está associado a coceira intensa , principalmente na região entre os dedos dos pés , uma infecção fungica pode ter se instalado. A ajuda de um médico é fundamental para o tratamento correto.

Lave bem a região e mantenha os pés bem sequinhos, principalmente entre os dedos e use uma pomada antifúngica , como o miconazol ou clotrimazol.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s