Quando questionada sobre a manutenção do aleitamento simultâneo entre irmãos com idade diferentes , sempre fui categórica ao dizer não , não pode . Mas ao me aprofundar no estudo sobre a prática do tandem , vi que não é tão simples assim.
Às vezes, quando a mãe descobre uma nova gravidez estando em aleitamento materno o primeiro impulso é desmamar o filho o mais rápido possível. Amamentar mais de dois bebês ao mesmo tempo, com idades diferentes, não é uma prática comum, porém não há nada de errado nisso.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica amamentar crianças até os dois anos ou mais. Quando há a amamentação de mais de uma criança com idades diferentes, o importante é que não falte alimento para a criança menor. Ela deve ter a prioridade. Se o mais novo estiver com ganho de peso adequado e evoluindo bem, não há contraindicação.
Isto é diferente de amamentação gemelar! As crianças não possuem a mesma idade e as necessidade nutricionais são distintas.
Minha família diz que isso é errado…
Alguns pensam que isto é inadequado. Consideram que enquanto o feto se desenvolve no ventre da mãe, o irmão mais velho estaria se alimentando com os melhores nutrientes através do leite que seria do irmão. Inclusive, há quem pense que pode gerar risco de aborto.
Mas nada disso é verdade. E há muitos estudos feitos por especialistas que comprovam.
5 Dicas para tornar possível a amamentação em tandem:
1. A preferência é sempre do menor
O ideal é amamentar os dois ao mesmo tempo porque além de ser prático, a sucção do maior ajuda na descida do leite fazendo com que o caçula faça menos esforço, mame mais e ganhe mais peso. No entanto, se você não puder amamentar os dois ao mesmo tempo em algum momento, amamente primeiro o recém-nascido e logo em seguida o maior. Seu filho mais velho tem mais imunidade, come outras coisas e pode esperar um pouco mais para mamar.
2. Converse com seu filho mais velho
Converse sobre o novo bebê que está para chegar e as mudanças na rotina de vocês. Conte sobre ter que dar um pouco mais de colo ao outro bebê por ele ser muito pequeno, sobre ele querer mamar mais vezes e que os dois vão dividir o peito juntinhos. Assim será mais fácil para ele compartilhar o peito que até então era só dele.
3. Saiba que seu leite materno vai mudar
À medida que sua gravidez progride, seu leite materno pode mudar de sabor e quantidade. Quando seu novo filho nascer, você estará produzindo o colostro cujo sabor será alterado .
Nesta fase , pode ser que seu filho mais velho rejeite o peito. Pode ser que ele não goste do sabor do leite no período da gravidez e deixe de mamar neste período, porém, ele pode voltar a mamar normalmente assim que o irmão nasce.
4. Não se esqueça de cuidar de si mesma
e alimente de forma bem equilibrada, obtenha calorias extras e se mantenha hidratada sempre que sentir sede. Enquanto você estiver amamentando duas crianças, seu corpo vai precisar de mais energia.
5. Tente descansar e dormir
Atender as necessidades de duas crianças já é bem cansativo, atender as necessidades de duas crianças que mamam no peito mais ainda. Se sentir esgotada por interferir nos seus planos e dificultar ainda mais o processo. Durma sempre que puder, aproveite cada minuto de sono que puder (mesmo que seja de dia), descanse, evite excessos, deixe casa e roupas para depois. Sempre peça ajuda de terceiros se puder.
A amamentação em tandem é algo que você mesma deve decidir fazer ou não no momento em que descobre que está grávida. Se a criança mais velha tem entre 18 meses e dois anos, pode certamente ser uma boa opção.