Meu bebê enxerga?

Meu bebê enxerga ? Claro que sim! Não de forma completa como a nossa , pois a visão dele irá desenvolvendo até os 2 aninhos . Já no nascimento, os bebês têm toda a estrutura biológica da visão formada, mas ainda precisarão de tempo para aprender a usar os olhos. 

Logo após o nascimento, o que o bebe vê são apenas borrões , em tons de cinza e preto . Não adianta fazer careta: recém-nascidos não vão conseguir entender. Antes do parto, os pequenos já sabem diferenciar luz e escuro, mas nada além disso. Da mamãe e do papai só reconhecem a voz .

São borrões e imagens sem cores

Em primeira instância o alcance dessa visão bem turva é de 30 cm, normalmente a distância do rosto da mãe enquanto amamenta o filho. Razão essa para o mesmo manter quase sempre um forte contato visual com sua mãe enquanto mama. Bem sensíveis quanto ao olfato, registram instintivamente o cheiro da mãe, o que ajuda no elo natural.

Aos 2 meses o bebê tem a sua visão ainda bem borrada com vultos mais bem definidos. A primeira cor que surge é a vermelha .

Por volta dos 3 meses os vultos borrados começam a se tornar traços mais definidos. O movimento dos olhos é mais focado e já é possível discernir rostos, por exemplo – desde que eles estejam a poucos centímetros de distância, de 8 cm a 10 cm. E é mais ou menos na nessa época que eles ganham coordenação muscular suficiente para sorrir e sustentar o pescoço com mais firmeza.

Converse com ele bem de perto para que ele possa te ver e observar seus traços. À medida que ele for crescendo, use objetos e brinquedos de cores e formatos variados para estimular sua visão. Faça movimentos na horizontal e na vertical para que ele acompanhe.

Use um mobile colorido sobre o berço

Quanto mais desenvolvida a visão dos bebês, mais longe eles enxergam: a noção de profundidade aumenta. Por volta dos seis meses, as cores já podem ser distinguidas e começam a estranhar pessoas que não são da família . Começa o chororo na hora de examinar durante a consulta com o pediatra.

Não é a mamãe!

Atraídos naturalmente para locais na face como olhos e bocas , gradualmente o campo de visão aumenta seu alcance para 60 cm, 90 cm, 120 cm , percebendo detalhes e objetos mais distantes . Normalmente nesse período ocorre também o interesse na descoberta dos pezinhos.

A partir do oitavo mês , o bebê já consegue ter uma visão próxima a de um adulto, mas ainda não vê com clareza objetos muito distantes. E com 1 aninho a visão já está quase pronta.

Essa fase de descobertas é uma delícia! Aproveite cada momento com o seu amor e divirta-se junto com ele!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s