O que fazer se o seu filho está acima do peso ?

Mais um post sobre o obesidade certo? Não ! O tema de hoje é um dado alarmante de que ” Uma a cada duas crianças está acima do peso no Brasil “. Eu sei , você está cansada de ouvir falar de dieta e exercício físico e o seu dia a dia não permite fazer muitas mudanças . Mas confesso que não há remédio mágico e que a mudança do hábito é fundamental .

E o que podemos fazer nessa pandemia ? Com a quarentena o número de gordinhos aumentou e muito . Ansiedade , falta de exercícios e muita comida delivery foram alguns dos vilões.

Borá resolver isso ! Neste post vou tentar fazer algumas orientações menos ” maçantes ” do que aquela velha repetição do consultório , palavra de mãe de gordinho 🖐🏻.

Peso não é só estética

Peso não é só estética , mas saúde . Lá no fundinho você sabe , mas sei que é difícil lidar com a alimentação das crianças , principalmente quando precisamos retirar ou reduzir a comida delas .

Entenda : seu filho acima do peso terá problemas de saúde . Diabetes , pressão alta e aumento de colesterol são cada vez mais comuns entre as crianças .

Ninguém deseja isso ao filho , principalmente quando há casos na família . Então vamos mudar isso hoje.

O que fazer em pouco tempo?

Não desanime ao ouvir : exercício físico . Dá para fazer pequenas mudanças no dia a dia e com grande impacto .Vamos lá :

🤾🏻‍♂️ pular corda : barato e nem precisa de espaço . Procure fazer todo dia , pelo menos meia hora.

🤾🏻‍♂️ procure aulas no YouTube ou on-line . Se você puder participar também , será uma ótima diversão em família;

🤾🏻‍♂️ faça a criança caminhar : levar o cachorro para passear e caminhadas ou corridas ao ar livre também diminuem a ansiedade ;

🤾🏻‍♂️ troque o elevador pela escada ;

🤾🏻‍♂️ aula on-line de zumba ou dança são boas escolhas e as crianças se divertem ;

A atividade física diminui a ansiedade , e forma massa muscular , reduzindo a quantidade de gordura corporal. Melhora a auto estima e a socialização das crianças . Além de ser prazeroso .

5 Dicas para o dia a dia

Toda mãe de gordinhoé categórica ao dizer : ” doutora mas meu filho não come nada !”. Veja bem , não dá para engordar comendo frutas e verduras . Alguma coisa anda escapando da dieta .

Uma boa dica é fazer um diário das refeições . Coloque horário e tudo que foi dado para a criança e não esqueça :coloque tudo , até aquele pedacinho de salgadinho . Não vale esconder !

1. Faça o prato do seu filho : coloque a comida no prato . Se ficar disponível na mesa , a criança come mais por gula do que por necessidade.

2. Troque refrigerante e sucos artificiais : tomar muito suco e refrigerante engorda e a criança acaba comendo mais . Líquidos só no final da refeição. Experimente trocar refrigerante por água com gás ( meu filho adorou) ou água com sabor ( limão , laranja , hortelã).

3. Nada de chocolate : se você tem o hábito de comer chocolate , quanto mais , mais a gente quer . É um vício. Se a criança não come , juro , ela não irá sentir muita falta no dia a dia . Experimente receitas que levam cacau em pó com frutas.

4. Faça o lanche : desembale menos e descasque mais . Use mais frutas e sucos naturais . Evite pães, bolachas e outros produtos industrializados , como gelatinas .

5. Beber muita água : dica de qualquer blogueira e isso com certeza vale a pena . Observe os hábitos do seu filho : ele bebe pouca água .coloque uma garrafa de 2 litros de água e veja o quanto ele toma no dia . Com certeza não chega nem na metade.

6. Mude a alimentação de todos : reveja as refeições que você faz em casa . Com certeza alguém da família também está acima do peso .

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s