Muitos pais me pedem uma medicação para reduzir o número de infecções pois não aguentam mais tanto xarope e antibiótico. No post de hoje , vou descrever alguma das medicações que utilizo para prevenção das infecções , virais ou bacterianas .
Infelizmente não há uma fórmula mágica , pois cada criança deve ser avaliada individualmente . O objetivo é mostrar que existem muitas opções no mercado , e com comprovação científica :
1) Lisado bacteriano
O lisado bacteriano é uma medicação feita com pedaços de bactérias . Elas são destruídas mecanica ou quimicamente , tornando – se inativadas . O objetivo é o mesmo da vacina tradicional : oferecer uma parte da bactéria para estimular a defesa do organismo , deixando-o alerta . Quando houver contato com o microorganismo , o corpo irá reagir e evitar uma nova infecção .
Esta medicação é segura , sem efeitos colaterais graves e proporciona uma boa proteção à criança . Pode ser indicada a partir do sexto mês de vida , preferencialmente após os 2 anos de idade.
Existem muitos trabalhos científicos comprovando a eficácia : promove uma maior agilidade do sistema imunológico , melhorando a sua ação para as doenças respiratórias e gastrointestinais , mesmo as de origem viral. São utilizadas para prevenção de infecção de urina ( cistite ) e candidíase , inclusive em adultos .
Nome comercial : Broncho-vaxom , Paxoral
2) Timomodulina
Timomodulina é uma substância extraída do timo do bezerro . O timo é uma glândula, que apresenta grande importância na defesa imunitária, protegendo o organismo contra doenças e estimulando as defesas naturais do organismo contra infecções.
Estudos demonstram que crianças em uso da medicação por 90 dias apresentaram melhora dos níveis de imunogobulinas ( sistema de defesa) e redução das infecções ( otite e amigdalite ).
Pode ser usado como coadjuvante em tratamentos de herpes zoster e outras infecções , virais ou bacterianas . Não possui contraindicação ou limite de idade.
Nome comercial : Leucogen
3) Betaglucana
Substância presente em vários alimentos , possui vários estudos que comprovam a redução de até 25% dos quadros gripais em pacientes saudáveis , além de reduzir o risco de infecções pós operatórias e encurtar o tempo de infecções.
Vendida em farmácias como suplemento alimentar , não precisa de prescrição médica e não possui contraindicação.
Nome comercial : Imunoglucan DS, Puravit imune , Becan
4) Zinco 
Segundo especialistas, a deficiência de zinco atinge pelo menos 25% da população mundial em risco, principalmente crianças, mulheres jovens, idosos e indivíduos em dieta restritiva. Para garantir a quantidade necessária de zinco, é importante manter uma dieta equilibrada , carnes , gérmen de trigo, grãos integrais, aveia, castanhas, nozes, amêndoas, queijo, leite e feijão.
Os benefícios vão desde a melhora da velocidade de crescimento, funcionamento do sistema imunológico, diminuição das afecções respiratórias e principalmente no controle das diarréias de repetição.
Nome comercial : Liromag
Qual a melhor para o meu filho?
Nada substitui uma consulta . Toda criança deve ser avaliada e examinada antes de iniciar qualquer tipo de tratamento . Fazer o uso por conta própria de qualquer uma das medicações descritas não é, de maneira alguma , minha orientação .
O objetivo é informar aos pais como cada substância funciona e ampliar os conhecimentos de profissionais da área de que , a prevenção é o melhor caminho é está muito além da prescrição da vitamina C.
Meu filho tem hoje 9 anos, fica gripado e dá febre muito seguido, teve épocas de cada 15 ou 20 dias voltar de novo. Fiz tratamento com bronco- Vaxon melhorou um pouco mas ainda pega bastante gripe e ataca a garganta. Que posso fazer?
CurtirCurtir