Já ouviu falar sobre o Tummy time ?

A rotina do bebê, entre amamentação, sonecas e brincadeiras já é por si só estimulante, mas algumas estratégias simples podem ajudar no desenvolvimento da criança e são fortemente recomendadas pelos pediatras. Uma delas – que inclusive muitas famílias já praticam com o filho mesmo sem conhecer o nome – é o chamado tummy time.

Tummy Time (hora da barriga, em inglês) é um termo norte-americano usado para incentivar os pais a colocarem seus bebês de bruços por um tempo, acordados , sempre com a supervisão de um adulto.

Inicie após o segundo mês , começando na troca de fraldas, porque os bebês ainda são muito dorminhocos nos primeiros meses de vida e neste horário estarão mais despertos. Todos os esforços são válidos para manter o baixinho entretido de bruços : estimule ficando na frente dele com um chocalho, um livrinho, um espelho ou outro objeto.

Fique perto bebê. Assim, a criança fixa o olhar no seu rosto ou no brinquedo e já começa a exercitar o movimento de levantar o pescoço e fortalecê-lo.

Os especialistas recomendam que o bebê fique de bruços por 30 minutos diariamente. Comece com curtos períodos de tempo (2-3 minutos), tendo em mente que é um esforço real para bebês nas primeiras duas semanas. à medida em que o bebê fica mais forte, permita períodos mais longos de tummy time, entretendo o bebê com canções, conversas e brinquedos atraentes.

Com o passar do tempo o bebe certamente irá gostando de ficar na posição de bruços. E não à toa!Já que deitado de barriga para baixo o pequeno ganha uma perspectiva de visão diferente da habitual e passa a enxergar vários elementos que aguçam os seus sentidos – muito mais do que consegue ver quando deita virado para cima, por exemplo.

Além do aspecto sensorial, o corpinho do bebê também tem muito a ganhar. A postura proporciona o aumento do tônus cervical, o fortalecimento do pescoço, dos membros superiores e também dos inferiores. Com as mãos no chão, o baixinho ainda ganha mais estabilidade e equilíbrio para que comece a ensaiar as etapas seguintes do seu desenvolvimento motor, como rolar e sentar.

Conforme vai ficando mais tempo na posição, a criança passa a controlar o pescoço, aumenta a amplitude e faz exercício para a musculatura das costas. Controlando o dorso e fortalecendo os membros superiores e inferiores, o bebê começa a tentar rolar e, depois disso, com força suficiente para se equilibrar, ele consegue sentar.

Mas o meu bebê só chora quando o coloco de bruços

Pode parecer um detalhe insignificante, mas a própria superfície onde o pequeno é colocado de bruços pode ser responsável pela rejeição. Lugares ‘moles’ e menos resistentes, como a cama ou o sofá, exigem mais equilíbrio e força, dando um grau maior de dificuldade à criança. Por isso, ela pode acabar chorando.

Por isso, a medida que a criança for ficando maiorzinhas , deixe de fazer o tummy time no trocador e passem para uma superfície firme, podendo forrar o chão com edredom, com EVA, com tapetes emborrachados ou de algum outro jeito que fique confortável para o filho.

Quando evitar o tummy time

O momento do dia deve ser levado em conta pelos pais. Horários logo após as mamadas, por exemplo, podem não agradar o bebê e devem ser evitados. Isso porque além de o bebê ficar geralmente mais indisposto, a postura de barriga para baixo pode gerar regurgitação – o retorno do alimento de forma involuntária – e vômitos.

Outras contraindicações são nos casos de o bebê estar dormindo, sonolento ou chorando. Se ele começou a chorar ou ficar com sono, pare e conforte . O deitar de bruços não é uma imposição, mas sim algo que deve ser prazeroso, para que ele realmente curta ficar nesta posição.

Um lembrete : dormir somente de barriga para cima ! O tummy só durante o dia e com observação dos pais .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s