Hérnia umbilical : por que isso acontece ?

A hérnia umbilical é uma condição anormal caracterizada pelo surgimento de uma protuberância ( estufamento ) na região do umbigo. O problema ocorre devido ao não fechamento do orifício por onde entram os vasos umbilicais durante o desenvolvimento do bebê .

Durante a gestação, o cordão umbilical fica ligado ao bebê através de uma pequena abertura no abdômen que, geralmente, se fecha antes do nascimento. Contudo, se os músculos não se unem completamente na linha média do abdômen para fechar a abertura, ocorre uma fraqueza na parede intestinal que pode resultar na hérnia umbilical.

Qualquer bebê pode desenvolver esta condição, mas existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de apresentar o problema , como no caso de prematuros ou nas crianças com peso de nascimento inferior a 2,5kg.

O que muito pais não sabem é que técnicas antigas de cuidados do umbigo também podem favorecer o surgimento da hérnia . O uso de faixas ou de moedas coladas sob o umbigo do bebê podem dificultar a cicatrização e o fechamento do anel e provocar o surgimento da hérnia.

Hérnia de umbigo dói?

Em muitos casos, a hérnia umbilical não provoca dor na barriga ( cólica) ou desconforto no paciente. O principal sinal é uma protuberância que se forma na região abdominal, que pode ser reconhecida pelo aspecto estufado do umbigo da criança e pelo aumento da saliência no abdômen que ocorre nos momentos em que o bebê chora ou se esforça para fazer cocô, por exemplo.

Como saber se meu filho tem ?

O diagnóstico da hérnia umbilical é bastante simples e dispensa a realização de exames clínicos ou por imagem. O médico pode identificar o problema por meio da análise do histórico da criança e, sobretudo, pela realização de um exame físico, observando a aparência do umbigo e apalpando a região abdominal.

Tem que fazer cirurgia ?

Em grande parte dos casos, a hérnia umbilical desaparece até os dois anos de idade, dispensando qualquer tipo de tratamento. Contudo, quando a protuberância atinge mais de 2 cm ou permanece após esse período, há necessidade de corrigir o problema cirurgicamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s