Os cuidados que você deve ter com seu corpo neste calor vão além de passar protetor solar e fazer uso de umidificadores.
A insolação pode ser um problema sério que pode chegar mesmo a causar desidratação grave e queimaduras de 2º ou 3º e é causada pela exposição solar excessiva. Ocorre quando o organismo não consegue controlar a temperatura corporal, e ela sobe mais do que o normal. Mais grave em crianças , é muito comum com a baixa umidade do ar e o calor excessivo .
Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração; contudo, em algumas situações, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de um indivíduo pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.
Criança sozinha dentro do carro não!
Infelizmente , casos de pais que esquecem seus filhos no banco de trás do carro ou , por estarem dormindo , permitem que eles fiquem alguns minutinhos sozinhos dentro do veículo , são casos comuns e podem ter sérias consequências.
A criança pode evoluir com insolação – incapacidade do corpo regular a temperatura devido ao calor – com mais rapidez do que um adulto . Uma criança trancada no carro pode evoluir com quadro de insolação e morte . Após 10 minutos no sol , a temperatura interna chega a subir 10 graus . Se considerarmos uma temperatura externa de 27°C, dentro de uma veículo pode chegar até temperaturas de 40°C!
Conforme a temperatura corporal aumenta para acima de 40°C, podem ocorrer alucinações, convulsões, coma e até a morte. A criança pode se apresentar agitada, confusa, a sua pele está quente e bem vermelha, porém sem suor, e o coração está acelerado.
A partir dos 40°C o funcionamento dos órgãos podem entrar em colapso.
Mas é rapidinho , só vou ali e volto …
Como o ar quente dentro do carro entra e não sai, a temperatura sobe rapidamente. Além disso, os objetos dentro do carro, como banco, volante e a cadeirinha infantil, absorvem o calor, auxiliam na elevação da temperatura interna do carro.
Sintomas
Apesar dos sintomas de insolação serem mais frequentes na praia ou na piscina, a insolação também pode acontecer quando se está andando pelas ruas, sob o sol quente, especialmente durante o verão .
Fique bem atento ao surgimento dos sintomas , principalmente em crianças :
• Dor de cabeça forte;
• Sensação de queimação na pele e pele vermelha;
• Tontura ou má disposição.
• Vômitos e diarreia.
O que fazer
Caso apresente alguns dos sintomas de insolação, é recomendado:
• Abrigar-se do sol em algum lugar fresco e arejado . Retire as roupas da criança ;
• Ofereça líquidos para hidratar, como água ou sucos de fruta;
• Tomar banho com água pouco fria ou aplicar compressas sobre a pele para ajudar a refrescar o corpo.
Porém, se os sintomas não melhorarem após alguns minutos e se continuar com tonturas ou dor de cabeça forte, a criança deve ser encaminhada ao hospital.
Como prevenir?
• Nunca deixe a criança sozinha dentro do carro, mesmo com o vidro levemente aberto
• Coloque algo que você vá precisar logo que sair , como uma bolsa , no banco de trás, onde a criança está sentada. Isso previne que a criança seja esquecida no banco de trás do carro, caso esteja dormindo.
• Deixe sempre o carro e o porta-malas do veículo trancados . Deixe a chave e os controles automáticos do carro longe do alcance das crianças. Muitas crianças podem “brincar” de entrar no carro e correm o risco de ficarem presas.
Fica a dica .
Ótimo texto!!!
CurtirCurtir