Dexametasona não é pomadinha de pernilongo!

As picadas de mosquito, em sua maioria, não resultam em grandes complicações. Apesar disso, elas podem ser muito incômodas.

Existem vários tipos de gel, cremes e pomadas que podem ser usados para tratar as picadas de insetos, como pernilongos e borrachudos. Estes produtos podem ter na sua composição diferentes componentes, com ação antialérgica, anti-inflamatória, cicatrizante, antipruriginosa e antisséptica.

AS POMADAS MAIS COMUNS SÃO:

  • Polaramine, com maleato de dexclorfeniramina, que é um anti-histamínico que alivia a coceira e o inchaço. Pode ser aplicado duas vezes ao dia na região afetada;
  • Andantol, com cloridrato de isotipendil, que é um anti-histamínico que alivia a coceira e o inchaço. Pode ser aplicada de 1 a 6 vezes ao dia;
  • Fenergan, com cloridrato de prometazina, que é um anti-histamínico, que alivia a coceira e o inchaço, e pode ser usado 3 a 4 vezes ao dia.

E para o bebê, o que usar ?

As pomadas para picada de inseto no bebê devem ser diferentes daquelas que são usadas pelo adulto, uma vez que têm uma pele mais sensível e permeável. As medicações antialérgicas só devem ser usadas se recomendadas pelo médico e aquelas que têm cânfora na composição, devem ser evitadas em crianças com menos de 2 anos, pois podem ser tóxicas.

Uma boa opção é o caladryl . Mas Recomendado para aliviar sintomas relacionados à picadas de insetos, alergias, irritações na pele, urticárias ou queimaduras. Possui efeito antialérgico, analgésico e protetor da pele.

Essa pomada tem efeito rápido, que pode ser percebido logo após a sua aplicação. Porém, não deve ser utilizada sobre bolhas, feridas ou áreas com secreção.

Algumas alternativas naturais também surtem efeito, como usar gelo ou fazer uma compressa de aveia .De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), esse tipo de tratamento busca reduzir o inchaço, a dor, coceira e a inflamação que atinge a pele. A mistura leva leite, aveia e água gelada que pode ser aplicada suavemente com um pano.

Atenção : dexametasona não é pomadinha !

Você já ouviu falar em corticoides? Famosos pela sua ação anti-inflamatória, essas substâncias podem ser encontradas em vários medicamentos na forma de comprimidos, pomadas, soluções ou injetáveis. Embora seja benéfico durante um tempo, seu uso prolongado pode causar uma série de efeitos colaterais, principalmente na pele. 

Por isso , a dexametasona creme fornecida pelo SUS não é uma “pomadinha para pernilongo” e possui uso restrito a algumas dermatites .

Por que coça e fica tão inchado ?

Embora, muitas vezes, as mordidas e picadas de mosquito possam ser consideradas inofensivas, em alguns casos elas podem causar dor e até mesmo reações alérgicas graves.

Ao picarem, esses insetos liberam substâncias em nosso organismo, como anestésicos e anticoagulantes, que podem causar bastante desconforto.

Como resposta ao processo inflamatório, o nosso sistema imunológico produz substâncias de defesa, como a histamina, responsável por deixar a pele inchada, coçando e com aquele aspecto vermelho.

As picadas de mosquito, em sua maioria, causam apenas um incômodo local, mas não acarretam maiores complicações. O mais importante é evitar coçar o local para evitar uma infecção secundária causada por bactérias e usar um bom repelente , sempre .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s