Leite de soja acelera a puberdade?

Você já ouviu falar que leite de soja provoca aumento de seios em meninos e meninas? Pois é, na internet há uma série de reportagens sobre o assunto o que deixa muita mãe de cabelo em pé .

Sucos, óleos, queijos, leites, farinhas, molhos e até leite para bebês… encontramos no supermercado uma extensa lista de produtos que contêm a soja como ingrediente principal. Isso porque o grão da soja é um nutriente bastante completo, com proteínas, gorduras, vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Quando ingerimos algo com soja, estamos naturalmente obtendo a isoflavona. Como a isoflavona é muito parecida com o estrógeno, ela ocupa “a vaga” destinada ao estrógeno nas células. Isso mesmo. O organismo entende que a isoflavona é o estrógeno e deixa que ela ocupe seu lugar. Como se fosse um plugue! Por isso é que muitas pessoas tem “medo” de consumir soja, pois acreditam que é como se estivéssemos consumindo hormônio feminino.

Os homens ficam apavorados de pensar que o consumo da soja pode fazer crescer seios e as mulheres ficam com medo de câncer.

Leite de soja deixa estéril?

Não. Vários estudos demonstraram que homens e crianças podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos. Ao contrário, algumas pesquisas observaram que a isoflavona poderia ter efeitos benéficos no sentido de proteger contra o câncer de próstata.

Leite de soja provoca puberdade?

Depende .Uma pesquisa publicada nos “Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia”, em 2005, encontrou relação entre consumo de soja e desenvolvimento precoce de tecido mamário em uma menina de 4 anos.

A menina, porém, consumia cerca de 70 g de soja por dia, entre proteína de soja, bebidas à base de soja e soja tostada –o que equivaleria a 4,2 litros de suco de soja. Essa quantidade lhe fornecia cerca de 44,8 mg de fitoestrógeno por dia. Os pais foram aconselhados a reduzir a oferta de soja para uma vez por semana e o desenvolvimento da puberdade parou.

Ou seja , somente o consumo em excesso pode acelerar o desenvolvimento de mamas e levar a puberdade precoce.

Quanto consumir?

O ideal é o consumo moderado , cerca de 500 ml /dia . Mas devemos lembrar que o leite de vaca é nutricionalmente superior ao leite de soja e será indicado nas crianças alérgicas a proteína do leite de vaca , acima de 1 ano e nas pessoas intolerantes a lactose.

A soja é um alimento muito nutritivo , com vitaminas , ferro , cálcio e alto valor de proteína vegetal , sendo muito utilizado na substituição das carnes nas dieta vegetarianas. Portanto , além da forma líquida , podemos oferecer na forma de grãos , como nas saladas.

A soja não precisa e não deve ser excluída da dieta.

E o suco de soja?

Primeiro devemos separá-las em dois produtos: fórmulas lácteas a base de soja e os sucos . As fórmulas são produtos consumidos por crianças com alergia à proteína do leite de vaca , como Aptamil Soy ou Nan soy.

Já o suco , como o Ades , apresenta uma quantidade de soja muito pequena e exatamente por isso não deve ser consumida por crianças menores de 1 ano. Na embalagem temos a seguinte informação ” soja + suco” ou “bebida a base de soja”.

Como ficou exposto anteriormente , este tipo de bebida NÃO provoca alterações hormonais .O consumo pode ser diário , mas lembre-se que a maioria deles apresenta grande quantidade de açúcar e baixa de soja , já que é um suco a base de soja , isto é , tem suco de frutas acrescido do extrato de soja e água .Fica a dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s