Sabemos que o engasgo pode acontecer em uma fração de segundos e isso é muito perigoso, especialmente, em crianças na abaixo de 4 anos , período este em que elas ainda não conseguem controlar a mastigação e deglutição de alimentos por falta dos dentes molares (dos fundos) que contribuem para a trituração dos alimentos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) inclui a pipoca na lista dos alimentos de “risco potencial para a aspiração” e que não devem ser oferecidos a crianças menores de quatro anos. O agravante é a casca do milho, que costuma ficar presa nos dentes e até na garganta.
Casos de aspiração da pipoca ou da sua “casquinha” podem ocorrer e evoluir com quadros de asfixia e até pneumonia . O mesmo ocorre com o amendoim!
Ocorre mais em meninos do que em meninas , talvez por possuírem um espírito mais impulsivo e explorador . E os engasgos podem ocorrer durante a alimentação , mas também pela introdução de objetos estranhos ao nosso corpo , como peças de brinquedos , grãos e até pequenos objetos como clips e borrachas.
Sintomas 
A tosse pode ser o primeiro indício de engasgo , assim como o aparecimento de chiado súbito no peito em crianças. Falta de ar, lábios e unhas arroxeadas e ronquidão também sugerem este quadro.
Nos casos leves , a criança apresenta a tosse e expele o objeto com facilidade .
Mas no caso de asfixia total, quando a criança não consegue respirar, tossir, esboçar nenhuma reação, som ou ficar arroxeada é importante intervir imediatamente com técnicas adequadas para desengasgá-la , pois na maioria dos casos não há tempo hábil para chegar ao Pronto Atendimento .
A aspiração de parte da pipoca ou outros objetos pode levar a inflamação das vias aéreas e do pulmão . A retirada é realizada através da broncoscopia , procedimento complicado devido ao tamanho das vias aéreas na criança . A pneumonia seria uma complicação comum e potencialmente grave .
O que e como fazer?
• Nunca tente retirar o objeto ou alimento com a mão na boca da criança , a não ser que esteja visível e de acesso fácil. No caso de objetos mais profundos , você poderá empurrar nesta tentativa de retirada e agravar o quadro.
• Bata nas costas da criança e se não houver melhora , faça a manobra de Heimlich:
Imagens extraídas do artigo ” Aspiração de corpo estranho ” da Sociedade Brasileira de Pediatria -2014.
Recomendações
Como evitar que isso aconteça ? Sim , com algumas orientações dá para prevenir :
• não alimente as crianças brincando, correndo. Devem estar sentadas para a refeição;
Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, identificou os alimentos que mais provocaram engasgos em crianças de até 14 anos e as campeãs de engasgos são as balas duras e outras guloseimas, que, sozinhas, representam quase 25% das ocorrências.
Pediatras norte-americanos chegaram a fazer campanha para incluir uma advertência nos rótulos das pipocas, semelhante às dos brinquedos com peças pequenas.
• evite brinquedos com peças pequenas , moedas , tampas de caneta ou outros objetos pequenos . Crianças menores de 4 anos e principalmente os bebês sempre levam qualquer objeto para boca ;
• corte os alimentos em pedaços pequenos e acompanhe as refeições , sempre.Alimentos muito lisos e arredondados, como uvas e tomate cereja, devem sempre ser cortados ao meio ou em mais partes.
Fica a dica.