Fimose feminina : fique por dentro .

Um problema ginecológico muito frequente e desconhecido pela maioria das mamães é a sinéquia dos pequenos lábios vaginais, chamada popularmente de “fimose feminina”. Ela ocorre, principalmente, entre os 3 meses e 6 anos de idade nas meninas.

Normalmente a própria mãe durante as trocas de fraldas percebe que tem algo diferente nas genitálias, mas também pode ser notado nas consultas de rotina com o pediatra.

Nota-se uma aderência, ou seja, os pequenos lábios da vagina estão “grudados” .Não há um motivo específico para que isso ocorra. Acredita-se que estejam ligadas aos baixos níveis de estrogênios — o que é comum na infância

Uma das causas prováveis ocorre devido ao atrito com a fralda ou com a calcinha, associado a higiene inadequada, dermatites na região ou traumas , que podem desenvolver alguma feridinha ou machucado . Com a cicatrização , associado a baixa produção de hormônios femininos , os pequenos lábios podem ficar grudadinhos e evoluir com a sinequia.

Não se tem relatos da sinéquia vaginal fechar completamente o orifício da vagina. Em todos os casos há um pequeno furo para passagem da urina . Mas pode ser o motivo para infecções urinárias, irritação e coceira ou até mesmo a presença de corrimentos provocando mau cheiro.

O que fazer ?

Design by Freepik

Por se tratar de uma doença que costuma se resolver sozinha na puberdade, a maioria dos médicos opta por um tratamento conservador, já que a separação dos pequenos lábios por meio de procedimento cirúrgico pode ser dolorosa e o problema voltar várias vezes até o momento da primeira menstruacão.

Se houver a inflamação local da mucosa ou da pele da vulva, pode-se lançar mão de cremes à base de corticoide ou com hormônios . Para que não haja a recorrência da sinequia após a abertura da membrana, é importante sempre manter uma boa higiene local, não utilizar substâncias irritantes no local, não usar roupas apertadas e fazer uso de roupas intimas de algodão.

De qualquer forma, a sinequia vulvar não afeta o desenvolvimento sexual ou fertilidade.

Fica a dica .