Termômetro infravermelho faz mal a saúde?

Sempre usei o termômetro com infravermelho em meu consultório. Higiênico, não precisa de contato com a pele para ter a temperatura aferida. Mas desde que começaram a circular nos grupos de WhatsApp alguns alertas dizendo que quando direcionado para a testa, o a luz do termômetro poderia fazer mal alguns pais ficaram preocupados. Será que pode causar algum mal a saúde?

A mensagem diz que o infravermelho seria capaz de atingir a região da glândula pineal, que fica na parte central do cérebro, e afetar a função de produção e regulação de hormônios. No entanto, a Anvisa publicou uma nota esclarecendo que isso não passa de notícia falsa.

“Com base na avaliação de referências bibliográficas e recomendações sobre esses produtos, a Anvisa conclui e informa à população que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha”, diz a nota.

Ele não emite ondas de radiação?

O termômetro não emite radiação, ele somente detecta a radiação emitida pelo corpo.

Não. A radiação infravermelha é um tipo de luz, num espectro que não é visível ao ser humano, emitido por todo corpo quente. Os termômetros infravermelhos, usados para medição de temperatura corporal , usam um sensor para detectar a radiação infravermelha emitida pelo calor do corpo.

Mas e aquele laser ?

O laser não possui poder de penetração na pele, sendo, em parte refletida, tornando visível o ponto vermelho que indica o local da medição.

Muitos termômetros possuem um laser-guia, que não faz a medição da temperatura, servindo somente para indicar o local onde está sendo feita a medição, evitando erros na leitura. Não emite radiação e não tem poder de penetração através de ossos ou órgãos do nosso corpo.

Mas ele mede a temperatura corretamente ?

Sim, desde que usado de forma correta .Entretanto não é qualquer termômetro infravermelho que serve para medir com precisão suficiente a temperatura humana.

O termômetro industrial, que abrange uma larga faixa de temperaturas entre -50°C a 420°C, não serve para a medição de febre, pois a variação em uma medida realizada é cerca de 2°C. E isto vale para os termômetros industriais de um modo geral, independente da marca.

O termômetro infravermelho adequado para a medição da temperatura corporal humana opera em uma faixa estreita de temperaturas e deve ser suficientemente sensível para realizar medidas com variações de cerca de 0,1°C a 0,2°C. Ou seja, deve ser um termômetro clínico (ou médico) .

Este tipo de aparelho foi feito para aferir a temperatura e usamos a testa por ser uma superfície ampla e de fácil acesso , mas o pulso pode ser um local alternativo.

Quando for medir a temperatura pela testa, é recomendável ficar parado até ouvir o sinal sonoro. A presença de suor também pode interferir no resultado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s