Dê comida de verdade ao seu filho

Será que você oferece alimentos saudáveis ao seu filho ? Cuidado ! Tem muito produto no mercado sendo vendido como “falso saudável” .

VOCÊ SABE O QUE É UM ALIMENTO ULTRAPROCESSADO?

Os alimentos processados são aqueles produzidos basicamente adicionando-se sal, açúcar, óleo ou vinagre aos alimentos in natura ou minimamente processados.Entre os exemplos de alimentos processados, temos conservas de alimentos em salmoura, frutas preservadas em açúcar, carnes salgadas ou defumadas, queijos e pães. Um dos objetivos do processamento é o aumento do prazo de validade dos alimentos.

Já o ultraprocessado são produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão ( sim petróleo!) . Assim, tais alimentos têm prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. São exemplos de ultraprocessados: biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.

Alimentos ultraprocessados normalmente contêm mais de cinco ingredientes e entre eles nomes pouco familiares como gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessante, aromatizante e corante. Esses alimentos devem ser consumidos com muita moderação já que tem calorias em excesso, com grandes quantidades de sal, gorduras e açúcares.

Esses alimentos têm baixa qualidade nutricional, são ricos em calorias e feitos com poucas quantidades de alimentos in natura ou minimamente processados.

CUIDADO COM O QUE VÊ NA PRATELEIRA

O problema dos ultraprocessados é que muitos deles estão atrelados à alimentação saudável , mesmo contendo diversas substâncias que não são saudáveis. Muitas pessoas, por exemplo, escolhem um queijo processado UHT, como o “Polenguinho”, em vez de um queijo muçarela por acharem que o queijo amarelo é mais gorduroso e menos saudável.

O queijinho, na verdade, leva muito mais aditivos do que o mussarela, que é mais natural.

Essa também é a realidade dos iogurtes. Automaticamente correlacionamos iogurte como um produto saudável, mas nem todos no mercado podem ser considerados como tal. Apenas os iogurtes naturais ou naturais desnatados podem ser realmente saudáveis.

O QUE FAZER ?

Fazer uma compra sem ultraprocessados é mais difícil do que você imagina. Geralmente são mais baratos que os produtos in natura e ainda têm uma longa validade, o que os torna muita mais interessantes. Mas, se você quer fugir deles e ainda não sabe muito bem como, o Ministério da Saúde dá uma dica de como trocá-los por opções mais saudáveis:

Fonte: Ministério da Saúde

Não é o arroz e feijão que engorda ou que aumenta o colesterol do seu filho , mas sim aquele achocolatado que ele toma no lanche ou a lasanha congelada do jantar . Devemos oferecer alimentos in natura ou preparações mais caseiras as crianças.

Lanchinho com pão de queijo e suco de laranja é muito mais nutritivo do que suco de achocolatado com bolinho industrializado. Não conte somente calorias! Ingredientes naturais com vitaminas e fibras são boas opções.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos. Será que você está oferecendo o necessário a sua família?

Eu indico o site e aplicativo da Desrotulando para você saber sobre qual o produto é mais processado e as opções saudáveis:

Os produtos comerciais são catalogados por notas ( vermelho ultraprocessado e verde minimamente processado ) e com a lista de ingredientes .

Segue o link https://desrotulando.com/

Fica a dica !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s