A conjuntivite é uma infecção que pode ser causada por uma simples alergia, mas também por contato com substancias químicas ou por vírus e bactérias, sendo essas duas últimas possibilidades contagiosas.
Quando alguém está com sintomas de conjuntivite, é quase automático pensar que para aliviar a sensação de coceira e irritação, o melhor é passar água boricada nos olhos.Mas há alguns anos , os especialistas são unânimes: NÃO use .
Por que NÃO devemos usar?
O uso da água boricada é proibido em alguns países . Devido aos relatos de toxicidade pelo uso de ácido bórico o seu uso é restrito nos EUA e seu emprego como solução antisséptica foi banido pela classe médica norte-americana.
O frasco contendo a água boricada pode facilmente ser contaminado com os mais diversos microrganismos em menos de 48 horas tanto em ambientes domiciliares como hospitalares. Apesar de ser um produto utilizado nos olhos , o produto não é estéril , ou seja , livre de microorganismos, podendo levar a uma piora de uma infecção ocular , como a conjuntivite.
Agora você deve estar se perguntando: o que fazer quando tenho uma conjuntivite?
Veja algumas medidas simples que podem ajudar e muito no processo de recuperação :
– Não coçar os olhos e, para aliviar o desconforto, apostar nas compressas de água fria;
– Limpar a área com delicadeza e utilizar gaze úmida, com água morna ou soro fisiológico de 0,9%,;
– Higienizar as mãos constantemente, principalmente após tocar nos olhos;
– Não tomar banho de piscina ou de mar durante o período da infecção;
– Realizar a troca da roupa de cama, principalmente da fronha, diariamente e não compartilhar o travesseiro;
E lembre-se: quando se está com uma infecção na região dos olhos é preciso sempre consultar um oftalmologista.
Esse post não tem uma única referência externa. Apenas fala que o EUA baniu. Mas não mostra um link onde o FDA se pronuncia sobre isso. Não apresenta dados da OMS, FDA ou qualquer outra fonte de informação confiável.
Só por conta disso, o artigo não tem validade científica.
CurtirCurtir