Bebê cheiroso e sem alergia !

Seu bebê tomou o primeiro banho e você já está passando um perfuminho? Saiba que os pediatras não recomendam o uso de cosméticos em bebês, já que eles ainda não possuem o sistema imunológico desenvolvido e podem ter alergias a produtos muito comuns, como sabonetes e hidratantes .

A pele do bebê é muito sensível, inclusive ao perfume da mãe . Por isso evite o uso de qualquer cosmético. Uma boa dica é usar o mesmo produto do seu bebê.


A alergia pode causar bastante incômodo para o bebê, por isso é importante consultar um pediatra assim que forem observadas as primeiras alterações na pele para que seja possível identificar a causa da alergia e se possa iniciar o tratamento.

As principais causas de alergia no bebê são:

  1. Calor: O calor excessivo, causado tanto pelo o uso de muitas roupas quando pela exposição excessiva ao sol, pode levar à irritação da pele manifestada na forma de brotoeja. São pequenas bolinhas vermelhas que podem surgir no pescoço, debaixo dos braços ou na região da fralda, podendo resultar em coceira.
  2. Tecidos: Pelo fato da pele do bebê ser bastante sensível, alguns tecidos podem causar reações alérgicas no bebê, como por exemplo lã, sintético, náilon ou flanela, pois impedem que a pele respire adequadamente. Assim, é mais indicado o uso de roupinhas de algodão;
  3. Agentes químicos: Alguns tipos de talco, shampoo ou cremes hidratantes podem causar irritação na pele do bebê. Por isso é importante prestar atenção a qualquer alteração na pele do bebê após a utilização de qualquer um desses produtos.

DEU ALERGIA , E AGORA ?

Lave com água em abundância e use sabonete neutro e glicerinado. Evite usar pomadas ou loções por conta própria para evitar que piore a lesão.

Cuidado com as “pomadinhas” de alergia a base de corticoide ! O uso deve ser por um período curto.

O local da lesão auxilia na elucidação do diagnóstico. Uma lesão que acomete somente braços e pernas , sem afetar áreas cobertas como troncos e perineo , indica alergia a um produto aplicado diretamente na pele , como.protwroe solar ou perfumes .

Já lesões em áreas de pescoço, axila e costas é muito provável ser decorrente do calor . Converse sempre com o seu pediatra e evite medicar por conta própria.

DICAS

• Caso a mãe queira deixar um cheiro agradável na pele do bebê, ela poderá fazer um chá natural com camomila e colocar na água do banho. Isso o deixará com um cheirinho gostoso e a pele bem fresquinha .

• Os óleos aromáticos ou os cremes hidratantes formulados especificamente para crianças e bebês são uma boa alternativa , sem agredir o ph natural da sua pele.

• Não use formulações com álcool. É uma substância agressiva para a pele das crianças, especialmente para os bebês porque resseca e irrita, e em contato com os olhos causa coceira e vermelhidão.

• A pele da criança é mais sensível e  absorve as substâncias mais rapidamente. Então, produtos como filtro solar, xampu e loção hidratante devem sempre ser adequados para idade e dê preferência aos produtos hipoalergênicos. • Use perfumes nas crianças maiores   acima de 1 ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s